440 TVs aumentaram de preço no e-commerce um dia após a derrota do Brasil na Copa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

noticia4400Não há produto eletrônico mais vinculado com a Copa do Mundo que a televisão. As lojas fazem as maiores promoções, investem pesado em publicidade e o consumidor conta com várias opções de tamanhos, preços e prazos de garantia. Mas, ao que parece, a eliminação brasileira na Copa do Mundo parece ter esfriado toda essa empolgação com promoções e os preços aumentaram.

53,4% das alterações de preços de TVs realizados um dia após a derrota do Brasil para a Alemanha (09/07) aumentaram, ou seja 440 aparelhos de TV tiveram aumento nos preços nas lojas online. A pesquisa acompanhou a movimentação de 76 lojas online e cerca de 8.500 produtos, considerando o preço à vista. Ao todo foram 826 alterações de preços no dia seguinte à eliminação, 25% a mais se comparado ao mesmo dia da semana anterior (02/06).

O maior aumento entre as TVs com o preço alterado um dia após o jogo, foi nas de 32 polegadas, sendo 55,5%, seguido pelo aparelho de 46 polegadas, com aumento em 54% dos modelos com preço alterado.

O mais interessante da pesquisa é que após a derrota foi a primeira vez que os preços aumentaram (53,4% em relação as alterações de preço), se comparado a semana anterior (43%) e até mesmo na média de uma semana antes da Copa do Mundo (05/06) até a semifinal (08/07) o aumento de preços foi menor: 46,5%. As informações foram obtidas por meio da ferramenta de monitoramento de mercado WebPrice.

O estudo confirma como o sentimento do público reflete também na variação do mercado. Hoje, o monitoramento de mercado é uma realidade entre empresas que utilizam técnicas de Business Intelligence. Além de otimizar o tempo ele serve como orientação corporativa dentro do planejamento de precificação.

Texto de Fernando Cunha ©
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×