Alimentos que ajudam na prevenção de doenças na meia-idade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

alimentac3a7c3a3o_meia-idadeDurante a meia-idade, as necessidades nutricionais são bem específicas e as preocupações com a saúde aumentam, mas isso não quer dizer que doenças serão desenvolvidas, embora o risco aumente. Alguns problemas podem ser combatidos facilmente, incorporando aliados comestíveis à alimentação. Separamos alguns “superalimentos” que são práticos para inserir no cardápio do dia-a-dia e são cheios de benefícios para quem está chegando a essa etapa. Confira:

 Peixe

O risco de catarata e degeneração macular – relacionada a uma pequena área localizada na porção central da retina – devem ser sempre lembrados, já que aumenta com o passar dos anos. Por causa disso, é necessário ficar de olho na dieta para evitar os problemas, inserindo algum tipo de peixe no prato semanalmente.

 Um forte aliado é o salmão, que pode ser chamado de supercomida quando se trata da sua visão. Ele é rico em niacina, que pode cortar o risco de desenvolver catarata e degeneração, como mostrou um estudo a redução significativa da possibilidade com apenas uma porção de peixe por semana. Além disso, ele também é rico em Omega-3 e pode ser conhecido como um dos amigos da saúde do coração, diminuindo o colesterol e cuidando da artrite.

 Semente de linhaça

Além de nutrientes básicos como proteínas e fibras, a semente possui elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças. Estudos revelaram que seu uso contínuo pode aumentar a defesa do organismo e reduzir o ritmo de envelhecimento celular, apresentando funções antioxidantes e anticancerígenas.

Não podemos deixar de lembrar também que, por ser rica em ácido graxo-linolênico e lignina, possui ação semelhante aos isoflanonoides e estrógeno, que a torna um importante complemento para mulheres na menopausa.

Melancia

Conforme a velhice vai chegando, é comum perceber uma diminuição na libido. Embora uma porção de ostras e morangos acompanhados de champanhe sejam muito mais usados na hora de esquentar o clima entre o casal, quem realmente ajuda pode ser desconhecido e não tão sensual assim.

A novidade é que pesquisadores da universidade Texas A&M, nos Estados Unidos, descobriram que entre os vários nutrientes encontrados na melancia há inclusive a citrulina, que o corpo converte em arginina, sendo bons para sua libido.

 Para entender melhor, a arginina impulsiona o óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos, produzindo o mesmo efeito básico do viagra para tratar disfunção erétil e talvez até preveni-la. Outro benefício é que a fruta tem pouquinhas calorias.

 Ameixa seca

A comida quase estereotípica de pessoas mais velhas tem razão de ser: com o envelhecimento fica mais difícil emagrecer, mesmo se alimentando muito bem e fazendo exercícios regularmente. É aí que a ameixa seca entra como aliada, já que um pouquinho de fibra pode produzir um grande efeito.

 Um estudo britânico descobriu que, além de a fruta ajudar com a perda de peso, deixa também uma sensação de saciedade por mais tempo. No experimento, quem comeu cerca de 100 gramas de ameixas secas diariamente emagreceu e perdeu mais centímetros na região da cintura do que aqueles que simplesmente optaram por lanches saudáveis. Além disso, com apenas 7 gramas de fibras nessa porção é possível atingir o consumo recomendável do nutriente, que é de 25 a 38 gramas por dia.

 Leite de amêndoas

Uma a cada duas mulheres e um em cada quatro homens sofrerão uma fratura relacionada a doenças ósseas, segundo o National Institute of Health do Reino Unido. Além de fazer exercícios para manter os ossos fortes, uma alimentação abundante em vitamina D e muito cálcio ajudam a combater o risco comum associado à chegada da idade: a osteoporose.

Sendo assim, o leite de amêndoas é uma ótima alternativa para prevenir a doença, ainda mais para quem é intolerante a lactose ou só gosta de leite nos cereais. Outra vantagem é que uma porção da maioria dos leites de amêndoa sem açúcar tem menos calorias e é rica em cálcio. Além disso, também fornece uma boa dose de vitamina D e fica delicioso em smoothies e shakes, podendo ser usado em receitas que pedem leite.

 Banana

O risco de pressão alta é outro fator que cresce conforme os anos vão passando, mas ao contrário do que se pensa, dá para fazer mais a respeito disso prevenindo do que simplesmente tomar cuidado com o sal. Um exemplo disso é aumentando o consumo de potássio, mineral que ajuda o corpo a regular o sódio. Estudos revelaram que comer alimentos ricos, como a banana, podem surtir os mesmos efeitos que tomar suplementos, então inclua a fruta na sua rotina.

Fernando Cunha ©

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×