Centro de histórias. Centro do comércio. O NOSSO Centro

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
O Centro é um bairro único. Consegue contemplar adjetivos distintos, focos e características distintas. Qual bairro possui tanta história, prédios e monumentos clássicos que contam o marco de nossa cidade, de nosso povo? Ao mesmo tempo, o Centro é o bairro com maior quantidade de comércio de Porto Alegre. Milhares de lojas, grandes prédios comerciais que se tornam verdadeiros arranha céus no coração da Capital gaúcha.

O Centro é a área de Porto Alegre que, por sua antiguidade, concentra a maior parte dos marcos históricos da Capital, como a Praça da Matriz, atual Praça Marechal Deodoro, onde a história da cidade começou, com a construção da primeira igreja. Ali também teve início a Revolução Farroupilha. Em torno da Praça existem importantes edifícios, como o Palácio Piratini (sede do Governo Estadual), a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, a Assembléia Legislativa e o Theatro São Pedro, Cais do Porto, ponto de contato do Estado com o resto do país e do mundo. Santa Casa de Misericórdia, um marco de quase dois séculos da Medicina no Estado. A Prefeitura de Porto Alegre, na Praça Montevidéu, onde há a fonte Talavera de la Reina. O Mercado Público, entre tantos outros pontos cheios de história e orgulho para todos nós.
Contra partida a nostalgia, o Centro também contempla algo que sempre é atual: o comércio. Ruas como Doutor Flores, Vigário José Inácio, Marechal Floriano, Voluntários da Pátria, a própria Rua dos Andradas, entre outros, são conhecidas também por seu fervoroso comércio que abriga milhares de lojas. No Centro é possível encontrar estabelecimentos de todos os ramos de atividades e lojas e grifes famosas nacional e mundialmente, além de supermercados, bancos e restaurantes de diversas nacionalidades.
Sorte a nossa que possuímos na Capital verdadeiramente um centro. Centro que conta a história de nossa Porto Alegre através de prédios e monumentos e que movimenta com tanta eficiência nosso comércio, além de ser o bairro que mais gera emprego e renda para as famílias da Capital. Viva o NOSSO Centro!
Texto de Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×