Como as planilhas de organização podem ajudar suas finanças

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Planilha_-_Receitas_despesasContas a pagar, vencidas, parcelamentos, gastos fixos, juros, datas, entre muitos outros detalhes ficam presentes na cabeça de qualquer um todo o início de mês. O controle de todos estes valores que lidamos todo o mês é sempre uma tarefa em tanto. A organização de tudo isso muitas vezes é determinante para que você saiba o que pode e o que não pode gastar. Mas, como você controla tudo isso?

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizada em março de 2015, 59,6% da população brasileira tem dívidas. Dentro deste número, 17,9% estão em situação de inadimplência (contas atrasadas).

Muitas pessoas que se encontram nessa situação são por que faltou organização. Há quem simplesmente não avalie se ainda tem dinheiro no mês para uma compra e esse planejamento é fundamental.

Planilhas financeiras podem ajudar você

Com auxílio da tabela ou de uma planilha, as contas podem se tornar organizadas. A quem use softwares como o Microsoft Excel ou as planilhas do Word, mas hoje também existem diversos aplicativos para smartphones com o foco total na organização financeira, mas se voe não é adepto dessas ferramentas, até mesmo um caderno ou folha impressão com as colunas e linhas representando os meses podem ajudar.

Como a ideia é seu próprio controle de gastos, o maior interessado na disciplina é você mesmo. Quanto mais tempo você puder dedicar a essa tarefa, mais chance de um final correto o controle terá.

Como organizar a planilha

Você pode dividir as despesas mensalmente. Ela é mais detalhada e reúne todos os meses do ano em um mesmo arquivo. Uma das vantagens é permitir q

ue você visualize a evolução de receitas e despesas (fixas, variáveis e extras) mês a mês. Outro benefício é ter um painel com as somas de valores de cada bloco e observar esse consumo mensal.

Foco nos objetivos

A hora de cortar um gasto pode ser uma dificuldade, mas com tudo organizado, você consegue visualizar melhor a dimensão da prioridade de cada item.Uma sugestão possível, é focar em um objetivo, seja trocar de carro, fazer uma viagem, adquirir determinada coisa, entre outros, mas que você tenha que eliminar consumos desnecessários para atingir este objetivo.

A utilização de uma planilha de controle proporcionará mais facilidade na realização deste objetivo.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×