Dicas de como ensinar bons valores ao seu filho

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

pai-e-filhoSer pai é prazeroso e revigorante, mas também há oscilações entre momentos de amor e firmeza, dependência e independência, entre tantas outras que variam entre educar, compreender, cuidar, zelar e conversar. Tanto o pai como a mãe tomam posições de psicólogos potenciais, de educadores, de médicos, de seguranças, fora as mais clássicas como de motoristas, bancos, entre muitas outras. Não é tão simples todo este processo de paternidade.

Na vida onde nada é absoluto, não existe perfeição e nada pode ser generalizado, cabe aos pais mostrar os caminhos. A vida pode ser boa e ruim, depende da forma com que você a vê! Confira algumas dicas para inclinar seu filho a ser um adulto bem-sucedido:

1 – Amar-se

Amor é cuidado, é entrega, é amizade e mais centenas de sentimentos, mas principalmente amar a si mesmo é o maior amor que pode existir para alcançar seus objetivos. Isso não quer dizer passar por cima de ninguém, pois quem ama a si mesmo de verdade, entende que cada um pode ter seu espaço, contando com respeito e educação. Apenas dizer ao seu filho que ele é lindo, perfeito e cheio de qualidades não necessariamente fazer com que ele se ame. Isso vai além, estamos falando de confiar em si mesmo, em suas competências, qualidades e ser um indivíduo correto.

2 – Valorize e incentive os sonhos

Você sabe qual o sonho do seu filho? É importante incentivá-los, conversar sobre suas aptidões e orientá-los em como poderiam alcançar este sonho. Estes objetivos futuros podem ser dos mais variados, como uma faculdade, um emprego, uma profissão, criar uma família ou uma moradia. Converse sobre o caminho a ser percorrido para alcançarem estes sonhos é fundamental para que as crianças tenham uma visão melhor do mundo e até mesmo deem valor para conquistas e para os passos que devem ser percorridos para chegarem até a conquista.

3 – Saiba suas obrigações e direitos

Um dos itens básicos a serem ensinados: para uma vida em uma sociedade adequada você tem direitos, mas também tem obrigações.

Nesse caso, até mesmo os direitos considerados básicos devem ser levantados, como o de tratar e ser tratado com respeito, de ser ouvido e de ouvir, entre outros. Quanto às obrigações, deixar claro que existem leis a serem cumpridas na sociedade, que o meio ambiente requer cuidados e a importância de uma vida digna e honesta.

4 – Opinião

É importante que seu filho adquira informações, escute todos os lados, ouça os prós e contras e possa opinar por si só. Ensine ele a perguntar, afinal não saber sobre determinado assunto não é sinal de vergonha, ninguém sabe sobre tudo. Um indivíduo que dá valor as suas convicções é mais preparado. Claro que as opiniões podem cair por terra, mas ensine também que ele esteja aberto a ouvir, aprender, assimilar e formar seus conceitos. O valor não está em quanto você bate de frente com o próximo e sim com o quanto você pode adquirir conhecimento com as opiniões divergentes.

Fernando Cunha ©

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×