Dicas de como ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

3yfvwlh3yf9fht8wd7nunrziaPassamos grande parte do dia em nosso trabalho, em muitos casos a metade dele ou mais devido ao deslocamento. Ficar tanto tempo dentro de um local onde o ambiente é desagradável não está com nada. A melhor forma é mantermos um relacionamento com os colegas, afinal estamos todos os dias juntos e um ambiente agradável nos torna melhor e até nosso serviço rende mais.

O relacionamento humano tem seu pontos mais críticos, afinal são pessoas com percepções diferentes e formar de pensar diferentes. Separamos abaixo quatro dicas que poderão lhe auxiliar para manter esse relacionamento saudável e positivo:

1 – Se coloque à disposição

É normal que os colegas e as vezes até mesmo você necessite de uma ajudinha aqui e ali. Muitas vezes, até mesmo por timidez, um colega pode achar difícil pedir ajuda. A sugestão aqui é que você seja proativo e se coloque à disposição se necessário. Seja solicito e receptivo na hora de contribuir com o colega de trabalho, sem parecer que aquilo está sendo um saco. Quem sabe amanhã não é você precisará de uma “mãozinha”?

2 – Interaja com os colegas

Ser socialmente educado e com uma boa interação é um ótimo começo para se dar com os colegas. Já dizia aquela famosa frase: “você é responsável por aquilo que cativa” e nesse caso é verdade. Se você transparecer um jeito mais rude pode estar passando uma mensagem errada para os colegas de trabalho e com certeza já conquistando inimizades. Procure tratar todos com educação e simpatia.

3 – Fuja de fofocas

Nada de falar mal de outro colega de trabalho. Seja online, na hora do cafezinho, no almoço ou no trabalho mesmo. Essa é uma das piores atitudes e pode estragar o clima no trabalho. Se coloque do outro lado e observe como seria desagradável estarem falando de você. Esse é o tipo de atitude totalmente evitável, mas que se realizada pode trazer um clima bem tenso para você e para a convivência na empresa.

4 – Aceite críticas

Veja as criticas como uma coisa positiva e já foque logo em como reverter a situação com seu próprio esforço. Tire o lado bom delas e você crescerá como profissional e como ser humano. Não as confunda com ataque pessoal. Ao receber um feedback negativo, um chefe só pretende melhorar o andamento de seu funcionário e de sua empresa. Faça sua parte nessa engrenagem.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×