Diga adeus ao impulso. Controle financeiro é fundamental

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

2406Manter um controle financeiro é semelhante a manter a saúde física, nós sabemos o que faz bem e o que pode vir a fazer mal, mas os impulsos e nossas vontades às vezes acabam regrando nossas atitudes.

Manter os hábitos saudáveis, em muitos casos, requer uma motivação a mais, pois é cansativo manter aquela regra diária em busca de um objetivo. Na saúde financeira é a mesma coisa. Passamos em frente aquela vitrine com roupas ou itens que nós achamos o máximo, assistimos aquela propaganda na TV e queremos ir correndo adquirir aquele produto, mas talvez nem precisamos tanto assim dele e aquela atitude pode fazer com que perdemos o trilho de nossa organização financeira.

Essas atitudes imediatistas nos deixam mais vulneráveis a sair da rota programada e manter o foco requer muita motivação e organização.

O pensamento chave desse controle financeiro é nos benefícios, que não são poucos, que esse planejamento lhe trará. Passar a dar um maior valor ao dinheiro que possuímos pode resultar em uma vida melhor, priorizando coisas que podem ser importantes tanto no modo patrimonial como em sua saúde física, evitando estresses e preocupações se conseguirá arcar com compras realizadas por impulso.

Destacamos abaixo alguns destes benefícios simples que podem ser possíveis diante de um controle financeiro consciente:

Consumo com qualidade

Se você abdicar de itens supérfluos, aqueles mesmo que não fazem tanta diferença no seu dia-a-dia, sobrará mais para os itens com importância maior. Ser mais seletivo e “pé no chão” na hora de fazer uma compra renderá mais assertividade na compra. Com o foco no que realmente é fundamental, você terá maior poder de compra para adquirir aquilo que realmente fará diferença na sua vida.

Possuir objetivos

Você ter objetivos, metas e até mesmo sonhos, faz com que não consuma tanto as coisas que menos importam. Essa é uma boa dica para quem deseja organizar as finanças. Deseja trocar de carro? Fazer uma reforma na casa? Viajar em família? Todos estes itens podem ser prioridade e para alcançá-los, você terá que diminuir o gasto em outras áreas. Esse é o memento de se privar do que não faz falta em busca de um objetivo comum em família e até mesmo se tornando um investimento patrimonial.

Menos estresse no início de cada mês

Quanto mais organizado você for, menos estresse devido as finanças você terá chance de possuir. A tendência é que um planejamento financeiro lhe afaste de níveis altíssimos de estresse e preocupações por que as contas não estão fechando. Isso impacta em você e na sua família, afinal quando algo realmente importante for preciso você não terá condições e esse é um dos piores sentimentos que podemos ter é o de que falhamos na organização financeira e teremos de pagar um preço alto por isso.

Tudo está interligado, pessoas controladas financeiramente possuem menos estresse e consequentemente são mais saudáveis emocionalmente e fisicamente.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×