Escolher uma profissão é optar por um estilo de vida

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

profissão 1Quando os jovens encerram suas atividades no ensino médio se deparam com escolhas que poderão ser determinantes ao logo de suas vidas. Mais do que escolher o que desejarão ser, com o que trabalharão ou qual profissão seguir, eles estarão decidindo qual estilo de vida seguirão nos próximos anos.

Não é fácil decidir para qual o curso prestará vestibular. Perguntas como “o que desejo alcançar com essa profissão? ”, “estou disposto a enfrentar os desafios impostos por essa profissão? ”, “Tenho o perfil para atuar nesta área? ”, ou simplesmente: “Tenho certeza de que é isso que desejo? ”. Ao escolher o caminho que deve seguir, é importante lembrar que seu estilo de vida poderá ser pautado por essa profissão, seja pelas horas de trabalho destinadas a ela, pela dificuldade de entrar no mercado de trabalho e até mesmo pelos rendimentos da área escolhida.

Assumir um papel

Definir uma profissão significa assumir um papel na sociedade e que essa profissão assumirá um papel na sua vida. É normal haver uma reflexão sobre a disponibilidade de pagar o preço que esse desafio necessita.

Não basta simplesmente escolher aquela profissão que tem salários interessantes e pronto, pois você precisa realmente estar disposto para ir atrás deste objetivo, uma verdadeira conquista, que exige tempo, disposição, dedicação plena, alto investimento na formação (mesmo que seja público) e um grande esforço, misturado com foco nesse objetivo. Quando você tem afinidades com sua escolha se torna até mesmo prazeroso todo este processo.

Dimensão de uma escolha

Escolher qual profissão seguir é a primeira grande escolha de um jovem nessa transição de vida adolescente para adulta, é como se fosse praticamente o primeiro casamento. Um casamento com uma profissão, com uma especialização e com o caminho que a vida seguirá no ramo profissional.

Para fazermos uma boa escolha, devemos refletir antes sobre nós mesmos. Quais nossas preferências? Do que gostamos? Quais nossas aptidões? Seja qual for a escolha, deve-se saber que a escolha não é apenas profissional, é o início de um estilo de vida a ser adotado. Um projeto que envolve vida, carreira, trabalho, prazer no que se faz e realização pessoal.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×