Estudo aponta como ser a pessoa que seu paceiro (a) merece

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

casal-felizFrases como: “o casamento dá trabalho”, “casamento é complicado”, “convivência não é tão simples assim”, são ouvidas muitas e muitas vezes ao longo de nossas vidas. Elas até têm um fundo de verdade, mas o importante é que estejamos dispostos a fazer com que a coisa toda funcione e o relacionamento seja algo prazeroso, mesmo que isso nem sempre seja uma tarefa simples.

A revista científica norte-americana Scientific American reuniu quatro conselhos sobre: “como ser a pessoa que seu cônjuge merece”. Ao que parece, a positividade está diretamente ligada aos resultados. As quatro dicas parecem simples, mas de acordo com o estudo são fundamentais para um bom relacionamento.

1 – Seja gentil

Pode parecer óbvio, não é? Essa pelo menos deveria ser uma qualidade praticada normalmente entre casais. Pois é, de acordo com pesquisa realizada pelo psicólogo John Gottman, famoso nos Estados Unidos por filmar e analisar a interação entre os casais, os casais mais felizes realizam cinco interações positivas para cada uma interação negativa. Essas interações positivas, na maioria das vezes não são grandes gestos. “Um sorriso, um aceno de cabeça, mesmo que apenas grunhidos para mostrar que você está ouvindo o seu parceiro, aqueles são todos positivos e fundamentais”, diz Gottman.

2 – Nada de rancor e orgulho

Young happy couple outdoorsQuando há problemas ou divergências entre o casal, pode haver junto rancor. O certo é você evitar isso, a perda de tempo por conta de orgulho ou rancor não leva a nada. O matemático John Nash encontrou uma solução para o conflito, que culminou com ambas as partes se comprometendo a restaurar a felicidade e o equilíbrio, no famoso “equilíbrio de Nash”, que lhe rendeu um Prêmio Nobel em 1994. A ideia é que no final todos saem ganhando.

Encontre o “equilíbrio de Nash” em seu conflito e não perca tempo para que ambos fiquem satisfeitos.

3 – Esteja atento

Fazer seu parceiro sentir-se especial e fazer ele perceber que você o nota é um grande fator para perceber que o relacionamento terá um longo caminho de satisfação para ambos. “As pessoas estão sempre fazendo tentativas para chamar a atenção e interesse de seus parceiros”, diz John Gottman.

Em sua pesquisa, o psicólogo descobriu que os casais que ficam felizes (pelo menos durante os primeiros sete anos) adotam estas práticas em 86% do tempo. Já casais que acabam se divorciando, tiveram este tipo de atitude em 33% do tempo. “É o momento em que o correto é optar por ouvir um desabafo do parceiro sobre um mau dia, em vez de voltar para a frente da televisão”, explica Dana R. Baerger, professor assistente de psiquiatria clínica e ciências comportamentais na Feinberg School of Medicine da Universidade Northwestern. “Em qualquer interação, temos a oportunidade de se conectar com o nosso parceiro ou simplesmente dar as costas. Se nós sempre nos virarmos, então ao longo do tempo o casamento pode ir acabando lentamente, mesmo na ausência de conflito aberto”.

4 – Seja positivo

Muitas vezes é da natureza humana reclamar ao invés de elogiar. Então, caso deseja um futuro extenso em seu casamento, sugerimos que concentre-se nas coisas boas. Gottman notou que casais felizes são menos propensos ao estresse sobre as pequenas coisas, como o assento do vaso levantando, por exemplo, e mais propensos a elogiar seu cônjuge quando ele ou ela faz algo certo. Segundo ele, o elogio pode se transformar em uma bola de neve que leva a um resultado benéfico: mais elogios!

Estas lições podem ser implementadas imediatamente em seu relacionamento. O mesmo marido que pode deixar a toalha molhada sobre a cama, pode ser o mesmo marido incrível que é honesto, que lhe cede o ombro nas tristezas, dá pulos de alegrias em suas conquistas, lhe abraça e beija com frequência e realmente se importa com você. Por que não se agarrar nas coisas boas?

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×