Existem sete tipos de motoristas no mundo, diz estudo

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 1 Flares ×

Existem sete tipos de motoristas no mundo, diz estudo 1A London School of Economics and Political Science (LSE), em parceria com a fabricante de pneus Goodyear, realizou um estudo sobre segurança no trânsito, com a intenção de entender como o comportamento de determinado motorista era influenciado a partir das ações de outros condutores.

De acordo com o Dr.Chris Tennant, psicólogo social responsável pelo projeto de investigação da LSE, o tempo que as pessoas passam dirigindo pode ser uma experiência tensa. “A qualquer momento somos forçados a ter de interagir com os outros condutores. Isto torna a estrada um ambiente social desafiador e incerto. Embora possamos nos preocupar com a condução dos outros, esta investigação sugere que o seu comportamento depende também daquilo que fazemos. Somos nós que criamos as personalidades que não gostamos”, diz Tennant.

Existem sete tipos de motoristas no mundo, diz estudo 2O resultado dessa psicologia social foi obtido após os pesquisadores realizarem entrevistas individuais e dinâmicas de grupo. A conclusão foi de que há sete tipos de motorista no mundo.

Confira abaixo quais são os tipos e com qual você se identifica

1) O Professor:

Gosta de ensinar aos demais o que eles fizeram de errado e espera por uma palavra de reconhecimento pelos serviços prestados aos demais.

2) O Sabichão:

Acha que está rodeado por pessoas incompetentes e contenta-se em gritar em tom condescendente com os outros condutores na proteção do seu próprio automóvel.

3) O Competitivo:

Existem sete tipos de motoristas no mundo, diz estudo 4Precisa passar à frente de todos os outros condutores e irrita-se quando alguém se “intromete” no seu caminho. É provável que acelere quando alguém tenta ultrapassá-lo ou reduz a distância entre ele e o automóvel da frente para impedir que outro carro tome a sua frente.

4) O Justiceiro:

Se identifica algum comportamento que considera errado por parte de outro motorista, tenta puni-lo de alguma maneira. Frequentemente, sai do próprio carro para tirar satisfações.

5) O Filósofo:

Aceita as falhas dos outros condutores e tenta explicá-las racionalmente. Consegue controlar os seus sentimentos quando está no volante.

6) O Evasivo:

Trata impessoalmente os erros dos demais motoristas e não os leva em conta como riscos ao volante, considera-os apena mal motoristas.

7) O Fugitivo:

Ouve música ou fala ao telefone para se isolar. Os fugitivos distraem-se com relações sociais selecionadas para não se relacionarem com nenhum dos outros condutores na estrada.

“Com base numa perspectiva psicológica os diferentes tipos de personalidades representam diferentes meios de escape que os condutores usam para lidar com as suas frustrações e sentimentos. Não somos sempre completamente um tipo ou o outro. Dependendo da situação e da interação com os outros, a maioria de nós pode reconhecer-se em vários destes perfis ”, explicou o Dr. Chris Tennant.

E você, em qual tipo se enquadra?

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 1 Flares ×