Extensão em sintonia com a comunidade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Obras de construção civil fazem, cada vez mais, parte do dia a dia dos brasileiros. A necessidade de melhorias de infraestrutua por conta do crescimento populacional e a proximidade de eventos relevantes, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, fazem com que o setor cresça a cada ano.

O legado que a infraestrutura trás às cidades não são apenas representados em obras, mas também na sociedade.

O Consórcio Nova Via (formado por Construtora Norberto Odebrecht – líder do Consórcio -, Andrade Gutierrez, Toniolo, Busnelo e T’Trans) realiza suas atividades, simultaneamente, em duas cidades: São Leopoldo e Novo Hamburgo, com o foco principal de expandir a linha 1 da Trensurb até Novo Hamburgo. Todavia, o consórcio também está preocupado com crescimento social da comunidade. “O objetivo da empresa é de que os benefícios ultrapassem os limites da obra, para que a comunidade se desenvolva com ações e benfeitorias realizadas pelo Consórcio”, explica Pedro Reis, Gerente Administrativo e Financeiro, do Consórcio Nova Via.

Diversas ações que favoreceram a comunidade foram realizadas ao longo de dois anos e meio de obra. No traçado da extensão, estava previsto que o projeto passasse na área da Vila dos Tocos, em São Leopoldo. Cerca de 720 famílias que residiam no local foram reassentadas nos loteamentos Brás III e Padre Orestes e receberam casas de 42 m², com toda a infraestrutura necessária para uma melhor qualidade de vida.

Em novembro de 2010, o Consórcio entregou uma nova opção de lazer para a cidade de Novo Hamburgo: a Praça Novo Nações. A iniciativa faz parte da compensação, devido ao licenciamento ambiental do canteiro central de obras (fábrica).

A Praça Novo Nações possui uma área de 1.475 m² e conta com pavimentação que contempla passeios públicos e caminhos de pedestres, além de quadra poliesportiva com arquibancada, playground, guarda-corpo, gramado, bebedouros, bancos, lixeiras seletivas e brinquedos, como escorregador, balanços e gangorras. Ao término da obra, estão previstos novos locais destinados ao lazer. A urbanização sob o elevado contará com implantação de ciclovias, pracinhas e quadras esportivas.

Cooperativas da região também são beneficiadas pela obra de extensão. Os resíduos recicláveis acumulados nos trechos, como papel, papelão, plástico e vidro iniciaram sendo doados para a COOPREL, de Novo Hamburgo, e posteriormente passaram a ser destinados à Cooperativa Associação dos Recicladores Nova Conquista, localizada em São Leopoldo. Desde o início da obra, em fevereiro de 2009, foram geradas 52,47 toneladas de resíduos recicláveis, doados às cooperativas.

Aos adolescentes da região, o Consórcio contribui com o Programa Jovem Aprendiz – ação do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) –, que une ensino formal com curso de qualificação. As atividades foram iniciadas em fevereiro de 2010 e, atualmente, 20 alunos participam das aulas dos cursos de Técnico em Informática, no SENAI de Novo Hamburgo. “Procuramos o SENAI e informamos a ideia de iniciarmos a turma de jovens aprendizes. Após o encerramento do curso, todos estarão capacitados para o mercado de trabalho”, explica Vinícius Rocha, Encarregado do Departamento Pessoal do Consórcio Nova Via.

Um projeto com a dimensão da extensão entre São Leopoldo e Novo Hamburgo também causa interferências. Por vezes, é preciso que ruas sejam interditadas temporariamente e o trânsito remanejado. “Quando é necessária a interdição, com a autorização da Diretoria de Trânsito da Prefeitura de Novo Hamburgo, entregamos comunicados aos moradores do entorno e divulgamos na imprensa, para orientar a comunidade antes da interferência ser efetivada”, ressalta Maria Cristina Nerbas, Encarregada do setor administrativo e da comunicação social do Consórcio. Além da distribuição de avisos, a empresa realiza a sinalização necessária e sinaleiros (integrantes do Consórcio) orientam o tráfego dos veículos e dos moradores.

“Devido ao grande porte da obra, contamos com a colaboração da comunidade perante algumas interferências e estamos dispostos a amenizá-las da melhor maneira possível”, complementa Maria Cristina. Para auxiliar os moradores, o Consórcio Nova Via dispõe de um Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) localizado na Av. Nações Unidas, 3707, onde é possível tirar dúvidas e obter informações sobre a obra.

Muitas vantagens sociais também estarão concluídas junto com a obra, como o transporte rápido entre os centros de Novo Hamburgo e Porto Alegre (com 55 minutos de duração), a redução da emissão de gases poluentes e da poluição sonora, a facilidade de acesso ao comércio local e eventos da região, entre outros.

Doações em alta

Pelo terceiro ano consecutivo, o Consórcio realizou a campanha do agasalho. Desde 2009, mais de 150 itens foram doados para a Associação de Meninos e Meninas de Progresso (AMMEP), localizada no Loteamento Padre Orestes, em São Leopoldo.

Outra entidade apoiada pelo Consórcio foi a Casa Aberta. Em comemoração ao Natal de 2010, a empresa montou a estrutura no local da instituição, em São Leopoldo, para a festa da criançada. Atrações como cama elástica, casinhas de boneca, pipoca, algodão doce, entre outros, animaram a festa, além de presentes para as crianças.

A consciência ambiental também está presente nas ações. Em 2009 e em 2011 o Consórcio patrocinou a campanha Mundo Mais Verde, realizada pelo Jornal NH. No ato, realizado na Praça do Imigrante, no Centro de Novo Hamburgo, foram distribuídas 300 mudas de árvores e 300 sachês com sementes de temperos, chás e flores. A campanha celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 2010, a distribuição foi interna e 300 mudas de arvores nativas da região foram doadas aos integrantes.

Texto de Fernando Cunha ©

Um comentário em “Extensão em sintonia com a comunidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×