Fidelidade canina: cães rejeitam pessoas que são hostis com seus donos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

golden-retriever-familiaSabe aquela frase de que o cão é o melhor amigo do homem, não é? Parece que esta afirmação cada vez tem mais fundamento quando o assunto é a fidelidade do seu pet. De acordo com um estudo japonês, os cães não gostam das pessoas que são desagradáveis ​​ com seus donos, e rejeitam até mesmo comida se ela é oferecida pelas mesmas.

“Descobrimos pela primeira vez que um cão pode avaliar a sociabilidade de um indivíduo, independentemente de seu interesse direto”, explicou à AFP, Kazuo Fujita, um professor de psicologia da Universidade de Kyoto e diretor do estudo, que foi publicado no final de maio na revista científica “Animal Behaviour”, em Amsterdã.

 Conforme a idéia do professor, os cães seriam capazes de julgar uma pessoa com base em seu comportamento social.

Como foi o estudo

54 cães foram divididos em três grupos e participaram de uma série de experimentos.

O grupo chamado 1, recebeu a comida das mães de uma pessoa que se negava a ajudar seu dono a abrir uma lata de comida na sua frente. Os cães tinham ao mesmo tempo a possibilidade de escolher a comida servida por uma pessoa “neutra”, desconhecida dos animais e que não demonstrava qualquer sentimento.

Os cães do chamado grupo 2 podiam escolher entre um a comida servida por uma pessoa que ajudou seu dono a abrir a lata e outra, idêntica, de uma pessoa neutra. Já os cães do grupo 3 podiam escolher entre duas pessoas que não tiveram nenhuma interação com seus proprietários.

Os testes foram repetidos por quatro oportunidades e no primeiro grupo, apenas um, dos 54 cachorros, escolheu o pote da pessoa que não colaborou com seu proprietário. Nos outros grupos, os animais foram indiferentes na preferência pela pessoa que os alimentava.

O professor Fujita reforça a idéia de que os cães partilham com os seres humanos a capacidade de agir de forma independente de seu interesse pessoal. Segundo ele, se os cães agissem apenas por interesse, não teria havido nenhuma diferença entre os grupos.

Fernando Cunha ©

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×