Gestão inteligente: Como salvar seu dinheiro?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

dinheiro 1“Tento economizar dinheiro ao máximo, mas não sei mais o que fazer? ” Provavelmente você esteja no grupo de pessoas que já se fez essa pergunta. A resposta é: “Será que realmente você já tentou todas as alternativas? ”. Não há solução mágica, o jeito é ajustar seus rendimentos e segurar as rédeas.

Separamos abaixo algumas dicas simples, vamos ver se alguma poderá lhe ajudar:

Infelizmente, não podemos ter tudo

Você até pode cobiçar diversas coisas, seja trocar o carro, comprar aquela TV gigante para a sala, um smartphone de última geração ou até mesmo ir naquele restaurante badalado que é muito bem conceituado por seus amigos. A realidade é que nem tudo é possível na hora que desejamos. Se não há condições, é melhor esperar e fazer um planejamento futuro do que se deseja. Não adianta colocar tudo em um cartão de crédito, por exemplo, e depois haver dificuldade para pagar.

Calcule os custos a longo prazo

Uma pequena despesa pode parecer inofensiva, mas e quando ela é frequente? Vários pequenos gastos ou como o brasileiro gosta, pequenas parcelas, se tornam grandes gastos e podem comprometer grande parte de seu salário. Se dinheiro é pouco, foque no que realmente é essencial, nada de gastos extravagantes e desnecessários, por menores que possam ser.

Avalie suas decisões

Qualquer parcela ou compra que você for realizar, auto se questione: “Eu realmente preciso disso? ”. Estudar sempre é bom, então se você irá ingressar em uma faculdade particular, fazer um curso ou até mesmo pagar escola para os filhos, lembre: “Qual serão os benefícios disso? ”, “realmente valerá a pena? ”, “é o que eu quero? ”. Claro que sabemos, todo o estudo é bom, o aprendizado nos faz bem, mas tente apostar em cursos e qualificações que irão impactar seu crescimento de verdade, afinal, trata-se de um investimento e você não pode errar.

Outro item a ser ressaltado são os filhos, “gostaríamos muito de ter filhos”, mas você terá como sustenta-los? Talvez esperar alguns meses até as coisas melhorarem é uma boa ideia. Assim como trocar de carro e qualquer outra despesa nova.

“Aproveite” o talento de seu amigo

Amigos próximos e até mesmo parentes podem ajudá-lo nessa missão para poupar dinheiro. Se algum amigo seu ou parente trabalha ou tem conhecimento sobre uma coisa que você necessita, não tenha vergonha em pedir uma ajudinha a ele. Por exemplo, se você está com o computador com problemas e não tem esse tipo de conhecimento e seu amigo tem, peça para ele dar uma olhada, ao invés de levar à assistência técnica. Seja qual for o pequeno serviço, uma fechadura que você precisa trocar em casa, por exemplo, e um amigo sabe como fazer, peça a ajuda, afinal amigo é para essas coisas também.

Aprenda a fazer as coisas sozinho

Essa vai no mesmo sentido da anterior, mas aqui o foco é você. Aprenda a fazer as coisas que você precisa. Dependente do tamanho da tarefa, na internet existem vídeos e tutoriais explicativos sobre quase tudo. Isso ajuda você a cortar despesas. Claro que não se aplica a tudo, mas ao invés de contratar um serviço, você pode economizar se souber “quebrar o galho”.

Reavalie suas contas

Mesmo que você passe horas por dia olhando aquela planilha de contas mensais que devem ser pagas, muitas vezes existem algumas coisinhas que podemos cortar. Encontre áreas onde você está disposto a sacrificar para cortar os custos.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×