Jornalismo do Centro Universitário ganha o Oscar do meio ambiente

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
Do Site do Centro Universitário Metodista do Sul – IPA

 

O Oscar do meio ambiente tem dono. O curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista conquistou o IV Prêmio de Responsabilidade Ambiental/RS na categoria Mídia Eletrônica. A vitória veio com a revista online e-book EcoDigital.

 

Organizada pela professora Lisete Ghiggi, com design gráfico de Carlos Tiburski e textos dos(as) estudantes da turma pioneira do curso, o trabalho é exemplo de preservação. A cerimônia de premiação acontece na quarta-feira (17/12), às 20h, no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº).

 

“É um trabalho original. A produção é feita pela primeira turma de Jornalismo do IPA, e apenas por alunos”, relata Lisete Ghiggi. “Nós privilegiamos pautas e fontes do jornalismo ambiental em Porto Alegre e isso, com certeza, deu uma grande credibilidade ao veículo”, afirma a professora, mentora do projeto.

 

Para o aluno do 8º semestre, Fernando Cunha, a EcoDigital se destaca por trazer reportagens de assuntos interessantes que muitas vezes passam desapercebidas no cotidiano. “Além do valor ecológico que tem uma publicação online, a revista ainda é inclusiva, pois todos(as) tem acesso à internet. Esse prêmio é a recompensa por todo o trabalho que tivemos para fazer esse material”, conta.

Totalmente ecológica

A revista EcoDigital tem produção totalmente ecológica. As pautas são entregues por e-mail para evitar a utilização de papel, e a publicação vem no formato online, o que poupa o corte de quatro árvores, que seriam utilizadas na impressão do material. “Trata-se de um trabalho que, ao descartar o papel e a tinta, substitui o corte de inúmeras árvores por um espaço de acesso universal na internet com um novo conceito de sustentabilidade”, explica Lisete Ghiggi.

 

A EcoDigital traz informações sobre energias renováveis, índices de poluição e reciclagem. A publicação eletrônica apresenta entrevistas com grandes nomes da área, como André Trigueiro, Augusto César Carneiro e Reges Schwaab, que aparecem mescladas com reportagens sobre meio ambiente, como a reciclagem do óleo de cozinha e o valor da água potável.

 

 

O ano de 2008 foi pródigo em bons resultados para o Jornalismo do IPA, que consolida cada vez mais, seu nome entre os grandes cursos do Rio Grande do Sul. A graduação obteve nota 5 (conceito máximo) na avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC). Os(As) alunos(as) também venceram importantes mostras competitivas ao longo do ano, como o Gramado Cine Vídeo, Set Universitário e o Intercom nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×