O divórcio não faz de você um fracasso

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

guarda-compartihada-divórcio1Seu divórcio não define você, isso apenas significa que seu casamento não deu certo, mas e aí? No final de um casamento podemos nos sentir frustrados, como se fossemos perdedores nessa tentativa de sermos felizes, mas entenda que isso não é assim.

Como você define um casamento fracassado?

Apesar de que a cada ano cresça o número de divórcios, a crença de que um casamento que não dure até a morte, é por que ele falhou não é bem assim. E todos os momentos bons ao longo da relação, não contam para nada? As coisas são um pouco mais amplas do que simplesmente deu certo ou não deu.

Dizer que um casamento inteiro “falhou”, por que em seu final ambas as partes resolveram encerra-lo não define todo o tempo juntos. Isso parece injusto, não só para as duas pessoas no casamento, mas para toda a ideia de casamento, onde as pessoas se completam, estejam lado a lado e sejam felizes. Tenho certeza que em algum momento, durante o casamento houve felicidade.

Aproveitando para abordar o outro lado, os casamentos que são infelizes e praticamente “empurrados com a barriga” por anos. Muitos deles com histórias de violência familiar ou com intimidações, com maridos machistas, entre vários outros casos que tomam os noticiários diariamente. Estes, apenas por que permanecem até o final da vida, são declarados casamentos de sucesso?

Em algumas situações, a linha entre um casamento chamado de fracassado e o denominado bem sucedido é muito tênue e mesmo que finalizados podem ter sido felizes por um bom tempo.

A “culpa” não é apenas sua

Mesmo se você concorda que nem todos os casamentos que terminam em divórcio são fracassos, isso não muda o fato de você ainda sentir que falhou. Esse é o principal problema, mas as vezes a vida nos dá novas oportunidades e os ciclos que se encerram, por mais dolorosos que possam ser, as vezes têm esse destino simplesmente por que não deveria seguir e algo melhor está a sua espera.

Entenda, se a relação não era mais feliz ou não lhe completava, mesmo depois de você tentar por tanto tempo, por que não mirar as atenções para frente. Você busca o que lhe faz feliz e completa, se não foi dessa vez, a vida lhe apresentará novas chances. Busque sempre o que lhe faz sorrir e vá atrás disso.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×