Pedalar não é só saudável para o corpo, mas também é bom para a mente

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

casal-de-bicicleta-550x330O estudo é da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que comprovou os benefícios de andar de bicicleta. Após estudarem características como cardíacas e respiratórias de mil pessoas pesquisadores do Calming Technology Lap constataram que usuários de bicicletas têm 40% menos chances de ficar estressados que motoristas em geral e até mesmo que usuários do transporte coletivo.

 A pesquisa apontou que os usuários dos transportes motorizados têm a capacidade de respiração mais limitada, em comparado com usuários de bicicletas. Isso tudo contribui também para o estresse, baixando estes níveis e também gerando mais disposição aos usuários.

 A mente agradece

Os benefícios psicológicos e emocionais causados por pedalar são tão importantes quanto os físicos gerados pela atividade física. Para quem busca maior tranquilidade e flexibilidade, a bicicleta pode ser incorporada na própria rotina diária, seja para ir a casa de amigos, aproveitar pontos destinados a prática na sua cidade ou até mesmo ir trabalhar.

 Além de aliviar o estresse que um engarrafamento poderia causar, a bicicleta pode trazer benefícios também para o bolso, com a economia de combustível ou do valor pago no transporte público. Os próprios trechos exclusivos para ciclistas estão crescendo, mesmo que lentamente.

 Mais dados

Uma pesquisa inglesa de 2014 mostrou que ir de bicicleta ao trabalho é melhor para a saúde mental do que dirigir um veículo motorizado. O estudo analisou 18 mil deslocamentos em dez anos.

 Em 2014 a mesma Universidade de Stanford, na Califórnia (Estados Unidos), que citamos no início do texto pesquisou e analisou 20 mil deslocamentos por meio do aplicativo Spire, que estuda frequência cardíaca e profundidade da respiração. Os resultados foram no mesmo sentido dos demais, demonstrando uma melhor respiração dos usuário da bicicleta e resultando em menos estresse diário.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×