Pessoas sofrem ansiedade ao se separar do celular, diz estudo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

nomofobia-smartphonePode parecer estranho, mas até poucas décadas atrás não tínhamos celular, a internet não existia e a forma de comunicação e interação entre as pessoas era bem menor. Pois é, o mundo mudou. Hoje possuímos smartphones de última geração com inúmeros aplicativos que servem para praticamente tudo na vida social de qualquer pessoa.

Você já pensou se conseguiria viver sem o celular? Provavelmente a resposta será de que ele é essencial, e sim, ele realmente é. Se você esquece o celular em casa, para o que estiver fazendo para voltar correndo e pega-lo de volta, como se estivesse salvo com ele ao lado. E se a bateria acaba? Parece que estamos em uma ilha deserta sem ninguém ao redor. Pode parecer exagero, mas saiba que para muitas pessoas é impossível ficar sem ele e também sem a possibilidade de comunicação digital com outras pessoas.

Parece que esse sentimento vem crescendo. Pesquisadores norte-americanos descobriram que isso é um novo tipo de fobia, a chamada Nomophobia.

Não conseguir desligar o celular, checar o aparelho a todo o momento, ficar carregando o celular mesmo quando a carga não está baixa e levar o aparelho para o banheiro, são alguns dos sintomas da fobia.

Como foi a pesquisa

Os pesquisadores desenvolveram um teste para medir o grau da fobia. Psicólogos norte-americanos entrevistaram nove universitários sobre sua utilização do celular e descobriram a fobia ao notar que eles se sentiam inseguros quando não conseguiam se comunicar com amigos e familiares.

De acordo com o estudo, adolescentes entre 18 e 24 anos são os mais afetados, pois 77% deles não consegue ficar longe do celular por alguns minutos. Mulheres estão mais propensas a sofrer de Nomophobia do que os homens.

“Essa dependência não é algo que deve ser condenado ou banido. O problema começa quando essa relação passa a afetar a saúde mental e o bem estar”, disse o autor da pesquisa, Caglar Yildirim.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×