Saiba quais as doenças mais comuns nos três primeiros anos de vida de seu bebê

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

734437-Nomes-de-bebês-significado-masculino-e-feminino-bOs três primeiros anos de vida das crianças são momentos de um cuidado ainda maior com a saúde do bebê. Pois ainda há fragilidade no organismo e os pais devem ter cuidado a os problemas de saúde decorrentes da idade.

Veja as principais doenças típicas da infância:

1 – Resfriado comum

O comum é a causa mais frequente das consultas feitas pelo pediatra, sobretudo durante os meses frios e chuvosos. A transmissão ocorre, principalmente, através das mãos, boca, saliva, muco e secreções. Os sintomas mais comuns são o de congestão nasal, coriza, espirros, lacrimejamento e irritação dos olhos, tosse e mal estar. Febre e dor de garganta, com duração de 3 a 10 dias, também podem acompanhar o bebê.

2 – Amigdalite

É a infecção das amígdalas causada por bactérias ou vírus. Formadas por tecido esponjoso, estas estruturas estão localizadas nos dois lados da garganta. Seu papel é produzir anticorpos para impedir que infecções da garganta, boca e seios da face se espalhem para o corpo. Dor, febre, inchaço ao lado do pescoço e da mandíbula, dificuldade para engolir, calafrios, dor de cabeça e muscular, mau hálito são alguns dos sintomas.

3 – Miliária

É caracterizada por erupções na pele observadas a partir da segunda semana de vida. É causada por obstrução dos condutos sudoríparos e imaturidade das glândulas sudoríparas do neonato. As principais localizações afetadas são face, couro cabeludo e tronco, principalmente em climas quentes e época de calor. A solução é a melhora gradativa que ocorre após banhos mornos, evitar o calor, usar pouca roupa, ficar em ambiente refrigerado e refrescante.

4 – Otite

Infecção do ouvido provocada por bactérias ou vírus, geralmente precedida pela gripe. É mais comum entre os 6 e 11 meses. Febre, irritabilidade, choro intenso e contínuo, secreção nasal e falta de apetite. Pode haver diarréia e vômitos estão entre os sintomas.

5 – Laringite

É uma infecção viral, caracterizada por tosse rouca. Ela aparece de forma aguda, em geral de madrugada, e muitas vezes de cura espontânea. É preciso ficar atento, pois pode levar a insuficiência respiratória aguda. O tratamento é feito com oxigenioterapia, medicamentos anti-inflamatórios e antialérgicos.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×