Sete maneiras comprovadas para aliviar o estresse

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

estresseImpossível quem não passe por algum momento de estresse. Seja na vida pessoal ou na profissional, sempre há algo que acaba nos tirando do sério. É normal na convivência social que tenhamos momentos assim, por mais que devêssemos evita-los ao máximo.

Buscar situações onde possamos nos sentir relaxados sempre são bem-vindas. Existem maneiras fáceis que podem nos ajudar a aliviar o estresse naturalmente. Abaixo sete maneiras comprovadas que pode aliviar essa sensação nada agradável:

1 – Meditação

Esta é uma ótima técnica para quem lida com o estresse. Ainda melhora o sono e os hábitos alimentares das pessoas que o pratica. A meditação ajuda a aprimorar sua respiração, além de ser uma ótima maneira de controlar a calma e a concentração.

2 – Leitura

Não importa o tipo de leitura, se realizada por um tempo curto já faz diferença. Existe um estudo que diz se você fizer uma leitura por seis minutos, será reduzido seu nível de estresse em dois terços.

Concentrar-se em um livro ou jornal, por exemplo, leva a mente longe, pois altera o foco anterior para uma coisa nova. Nessa mesma pesquisa, é apontado que essa leitura rápida é mais eficiente que ouvir música ou fazer uma caminhada.

3 – Movimente-se

estresse 1Se você optar por fazer yoga, uma corrida, ou mesmo tomar uma aula de dança, ficando o seu corpo em movimento reduz os hormônios do estresse, como a adrenalina e o cortisol. Também estimula endorfinas, ajudando a relaxar o seu humor e gerar uma sensação agradável.

4 – Cheiro de lavanda

Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas usa-se a aromaterapia para acalmar a mente e até mesmo liberar a tensão do corpo. Pesquisas descobriram que os níveis de estresse reduzem quando as pessoas sentem o cheiro de lavanda, tanto que até mesmo a dor física é reduzida ao inalar o cheiro.

5 – Escrever

Tirar um tempo para escrever seus pensamentos e sentimentos sobre o que está incomodando você pode ajudar a reduzir significativamente seus níveis de estresse. Dar sentido às suas emoções ajuda a regulá-las, assim como abrir-se sobre elas para familiares e amigos de confiança.

6 – Ouvir música

Muitas pessoas recorrem a música em momentos de estresse e o resultado é que funciona mesmo. A música clássica, em especial, ajuda a controlar os sintomas de estresse, incluindo a frequência cardíaca, a pressão arterial e os níveis de cortisol.

7 – Goma de mascar

Você já tinha ouvido falar dessa? Pois é, gomas de mascar ajudam você a sentir-se menos estressados ​​e mais alerta por redução dos níveis do seu corpo de cortisol. O movimento de mascar pode ajudar a aliviar a tensão no corpo e ajudam na circulação sanguínea.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×