4 passos para definir antes de dizer às crianças: “estamos reatando nosso casamento”
A separação dos pais com certeza marca a vida dos filhos. Mas, imagine se eles reatam a relação depois de alguns anos? Independente se dará certo ou não, é uma nova chance da família ficar em harmonia novamente.
Muitos pensamentos podem fazer parte do casal: Será que vai dar certo dessa vez? Será que vai se tornar um problema novamente quando estivermos juntos? Como será que nossa família e amigos reagirão?
Outra dúvida do casal é: Como isso afetará os nossos filhos? Enquanto uma criança mais nova talvez nem lembre a época em que seus pais viviam debaixo do mesmo teto, um filho mais velho lembra de todos os momentos tristes que houveram na separação, como discussão, divergências e a adaptação a nova realidade.
Além disso, embora a maioria das crianças tenha um desejo profundo de que seus pais se casar novamente, este desejo se tornar realidade pode ser confuso. As crianças vão se perguntar: Isso é real? O que eu posso contar? Será que eles vão ficar juntos neste momento? Devo deixar-me acreditar que eles vão ficar juntos para sempre?
Confira abaixo algumas dicas que podem ser úteis, caso vocês estejam pensando em reatar os laços:
1 – Reate lentamente
Namore seu ex-cônjuge e veja como as coisas se desenvolvem. Se a relação está se movendo em uma direção positiva ou a coisa pode se tornar mais grave ao longo do tempo.
2 – Participe de terapias de casais
Uma vez que você está pensando seriamente em voltar a ficar juntos. Explorar o que levou à separação em primeiro lugar de uma maneira franca e honesta, falando como você vai lidar com e resolver conflitos futuros é uma boa pedida.
3 – Questione seu filho informalmente
Não custa você analisar como estão os sentimentos dos filhos sobre uma possível volta. Ouça-os e veja o que pode tirar de proveito das próprias concepções deles sobre o assunto.
4 – É uma decisão difícil
Você tem certeza de que possui a quantidade de informações necessárias para dar um próximo passo? Quando você começa a “namorar” novamente, não diga a seus filhos que você está fazendo isso. Não dê a seus filhos falsas esperanças até que você esteja 99% certo de que você vai tomar o próximo passo.
Se está tudo certo, a hora é de comunicar a todos e aproveitar a família completa, unida e com muito amor envolvido!