4 passos para lidar com uma demissão inesperada
Por mais dura que a realidade possa parecer, em alguns casos é na hora da dificuldade que aprendemos a lidar melhor com as coisas e são nestes momentos em que aprendemos o significado de ações, do tempo, de atitudes e ações que antes não dávamos muita atenção.
Uma demissão, quando você não está preparado, não é legal em nenhuma situação. O medo, insegurança e tensão não toma conta apenas do demitido, mas da família toda. A tristeza e até mesmo estresse da perda de emprego pode afetar sua família, mas desde que você deixe esse sentimento contaminar sua casa. Veja abaixo quatro dicas positivas (que não são sobre dinheiro) para este momento:
1 – Reflexão em família
Uma família que “abrace” a situação é o primeiro passo. É importante se perguntar “qual minha intenção para este tempo? ”. Se você perdeu o emprego, que estado de espírito seria mais gratificante para você e sua família? Quem sabe um momento para refletir sobre vocês?
Criar uma prática de fixação de intenções para o dia e para o futuro todas as manhãs (ou a noite antes de ir para a cama) é uma prática interessante. Basta escrever o que é possível e o que você gostaria que acontecesse no dia-a-dia de sua família. Se há dificuldade para esta ação, limpar sua mente de expectativas negativas já é um ótimo começo.
2 – Oportunidade
Encare a mudança como oportunidade. Perder o emprego é ruim, ainda mais em um momento em que não estávamos esperando e preparados para isso. Mas, após o ocorrido, você pode avaliar sua vida e as vezes aquele seu trabalho não era tão gratificante assim. Quem sabe aproveitar essa mudança a seu favor? Encontrar um emprego ainda melhor, uma empresa que lhe traga maiores benefícios ou até mesmo uma função de maior destaque?
Há mudanças que vem para o bem, que fazem você crescer. Encare o novo desafio de frente e encare-o como uma oportunidade de crescimento.
3 – Cuide de você
Não deixe a tensão tomar conta de você. Sua família está do seu lado e você deverá contar com ela. Tire um tempo para cuidar de si mesmo.
Se está em dúvida sobre o que fazer, lembre-se: o que você diria ara seu melhor amigo neste momento? Tire um momento para relaxar, organizar as ideias, focar nas coisas que virão pela frente e faça algo que lhe dê prazer. A hora é de repor as energias com algo que você gosta, como caminhar no parque, praticar um esporte, cantar, dançar, recarregue suas energias.
4 – Confiança
Confie no processo natural das coisas. Aponte as expectativas para a ideia de que tudo dará certo na hora certa. O tempo conspirará a seu favor e se você faz o bem, será recompensado com uma boa oportunidade de seguir em frente. O mundo dá voltas e algo gratificante irá funcionar ao seu favor.