5 passos para melhorar as finanças após o divórcio
Você pode estar se aproximando de finalizar seu divórcio, mas os planos do seu futuro financeiro deverão ser planejados novamente. Confira algumas dicas:
1 – Reveja o orçamento
O primeiro passo é equilibrar sua renda com suas despesas. Organize em uma planilha quanto de dinheiro estará entrando por mês com trabalho e outros ganhos (caso os tenha) e em seguida avalie o quanto estará sendo gasto, tanto para seu sustento, com o lar e, agora, com uma possível pensão alimentícia ou apoio aos filhos.
Saber para onde vai o seu dinheiro é fundamental, especialmente após o divórcio.
2 – Tente criar um fundo de emergência
Quando você foi casado, você sabia que podia contar com a esposa, se você perder seu emprego, enfrentar uma emergência médica ou tiver uma despesa não planejada em casa, você está efetivamente sozinho. Para ajudar a proteger a si mesmo, um fundo de emergência é importante.
3 – Pé no freio com os gastos
A vida de solteiro acaba alterando a rotina. Seja por querer sair mais, encontrar os amigos mais, procurar programas para se distrair ou até mesmo comer fast-foods para não cozinhar. Não caia nessa armadilha, fique atento aos gastos.
4 – Valorize seu emprego
Provavelmente esteja nele sua principal fonte de renda, portanto, dê valor a ele. Tenha responsabilidade, seja prestativo e um bom profissional sempre. Quem sabe sua dedicação competência não lhe renda um aumento? Essa é a hora de apostar no que você já conquistou, cultivar primeiro o que você tem, sempre buscando crescimento.
5 – Pense na estabilidade
Valorize a estabilidade financeira. Agora você é sozinho e precisa se preocupar em casa apenas com você, portanto o resultado de suas escolhas afetará apenas o seu futuro. Opte pela conscientização em busca de algo estável e tranqüilo, sem o consumo exacerbado de nada. Viva os dias pensando no amanhã. Não pare de pensar no futuro!