8 dicas para dormir bem e ter um sono tranquilo
Dormir bem é fundamental! Melhora sua produtividade, sua concentração, sem humor e até mesmo lhe torna uma pessoa mais feliz. Aumenta a cada um ano o número de pessoas que dizem sofrer de insônia e estatísticas mostram que 40% das pessoas tem algum problema com o sono.
Muitas vezes, pequenas técnicas fazem a diferença na hora de dormir bem e tornar sua vida mais saudável. Confira:
1 – Problemas saem, sono entra
Quem nunca perdeu o sono pensando nas preocupações e pendencias do dia seguinte ou nas contas a pagar? Pois é, uma dica aqui é que as reflexões sobre a vida e sobre os problemas sejam pensadas antes, você pode organizar as ideias, anotar algumas coisas em papéis, etc. Mas as deixe fora da cama, pois isso atrapalhará seu sono.
2 – Ambiente tranquilo
A temperatura do quarto é importante. Ambientes entre 20ºC e 23ºC tornam-se confortáveis e com clima agradável para a maioria das pessoas. Reduzir a iluminação e os barulhos, tanto internos quanto externos são benéficos para um sono tranquilo.
3 – Use a cama para dormir
A cama não é lugar de assistir televisão, mexer em computadores, fazer refeições e nem mesmo ler. A cama é local para dormir (as vezes namorar), mas nunca para fazer com que toda sua vida esteja em cima do colchão.
4 – Atenção ao seu colchão
Aproveitando a deixa da dica acima, vamos falar do colchão. Não é mentira dizer que passamos quase um terço de nossa vida em cima dele, porém ele precisa ser substituído a cada 5 ou 6 anos. Se ele criou ondulações consideradas grandes, ficando com um certo “buraco” onde seu corpo fica, então é hora de trocar. O mesmo ocorre caso você sinta as molas ou dormir em outro lugar e conseguir identificar uma diferença no conforto e no seu sono.
5 – Alimentação antes de dormir
Fique atento ao que você come antes de dormir. Uma boa refeição é aconselhada que seja feita de duas a três horas antes de dormir. A chamada “gordura boa”, como azeite de oliva, abacate, açaí, castanhas e nozes são bem-vindas. Pães, massas, frituras e açúcar não são aconselhados.
6 – Cafeína é contra o sono
Cafés, chá preto, achocolatados e refrigerantes não combinam com o sono. O efeito da cafeína dura até 12 horas no corpo após o consumo. Portanto, depois das 18h não é aconselhado que consuma estas bebidas.
7 – Nada de álcool
Se engana quem pensa que a bebida alcoólica ajuda no sono, pelo contrário, pois ela faz com que seu organismo não pare, já que deve processar o álcool, portanto ela não tem nada a ver com um sono de qualidade. O mesmo serve para o cigarro, tente ficar longe dele antes de dormir.
8 – Faça exercícios durante o dia
O exercício é benéfico para a saúde, pois faz que seu corpo funciona melhor. Sabendo disso, um corpo que funciona melhor, também dorme melhor. As coisas estão interligadas.
Entretanto, exercícios perto da hora de dormir não é aconselhado, pois assim, a adrenalina que o exercício proporciona atrapalharia o sono.