Jornalismo Esportivo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
Dinamismo, Ato de Fazer Jornalismo

 

A marca do Jornalismo Esportivo é o seu dinamismo, referencia fundamental para o Jornalismo com um todo. A editoria esportiva exige do profissional muita atenção, pique e vontade, para que consiga acompanhar o “corre-corre” que cerca o mundo do esporte. Lesões, contratações, eventos, e é claro, partidas, dos mais variados esportes, são itens que fazem o Jornalista Esportivo estar sempre em contato com a pratica da profissão.

 

Ao contrário de outras editorias, a esportiva requer uma agilidade única, sem contar o interesse do público, que na grande maioria compra jornais e assiste telejornais buscando informações sobre o mundo esportivo, tamanho é o interesse e também o dinamismo do assunto.

 

Um assunto pertinente é o outro lado do Jornalismo na prática, que o esportivo também proporciona e faz com que o profissional encare muito bem a isso, que é a parcialidade, por vezes o ser humano tem seu clube do coração, seu atleta de preferência, etc… Mas o jornalista não pode ter isso, deve ter a informação em si, como objetivo máximo na elaboração de matérias, reportagens, entrevistas, entre outros. No Jornalismo Esportivo isto serve de ensinamento e experiência, já que o esporte mexe com o coração das pessoas, mas nada tão forte que possa atingir o profissional.

 

Outro fato importante é o companheirismo que se cria entre os Jornalistas Esportivos, como as notícias “voam” eles acabam se encontrando dia a pós dia e se tornando amigos de verdade, ao contrário de outras editorias onde um quer puxar o tapete do outro. No Jornalismo Esportivo o aprendizado é certo, visto que muitos dos grandes repórteres do mundo encontram-se nesta área, onde aprenderam a lidar com a correria, com o profissionalismo e principalmente com o ato de fazer Jornalismo.
Texto de Fernando Cunha ©

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×