Pais passam mais tempo com os filhos hoje que há 40 anos atrás
Um estudo realizado em parceria pela Universidade de Londres, Inglaterra, e pela Universidade de Sevilha, Espanha, apontou que pais que trabalham passam sete vezes mais tempo com os filhos que na década de 70. O denominado “tempo com qualidade com os filhos” passou a ser de 35 minutos por dia, contra apenas cinco que era vivenciado na década de 70. O tempo específico das mães, passou de 15 minutos para uma hora diária.
Paternidade aliada a carreira profissional
O estudo indica a valorização da paternidade ao invés da carreira profissional. As mães tiram o tempo de seus períodos de lazer e de tarefas domésticas.
A pesquisa também aponta que pais com maior nível de escolaridade passam mais tempo ajudando as crianças na lição de casa. Já os que estudaram menos, a tendência é que se envolvam menos com as atividades de aprendizagem dos filhos.
Família que passa mais tempo junto é mais unida
Pais que realizam mais atividades conjuntas com os filhos, tornam as relações mais harmoniosas. As informações foram divulgadas no Journal of Marriage and the Family, que, segundo ele, vai de encontro a ideia de que os adolescentes estão mais interessados em amigos e na vida social do que o envolvimento em atividades familiares.
De acordo com Susan McHale, professora da Universidade Estadual da Pennsylvania, que participou do estudo, “muitas vezes não é o adolescente que está distante da família, mas a desunião familiar acaba tornando os amigos mais importantes na vida social. Ambos devem ser importantes para o adolescente”.
A equipe de McHale analisaram por três semanas a relação de 185 famílias norte-americanas com dois ou mais filhos adolescentes. O estudo também apontou que as mães dedicam mais tempo de atenção aos filhos, ao mesmo tempo que intercedem menos que os pais nos conflitos entre irmãos.
A pesquisa indica que a família passe mais tempo junto, aumentando os laços de companheirismo, amizade e confiança entre os integrantes. Além disso, as relações se tornam mais positivas e menos conflituosas.
Pingback: O que Homens Solteiros deveriam aprender antes de casar e em seu próprio lar? – Homens ao Máximo