A música salva!
Não há nada de exagero na frase do título. Assim como qualquer arte, a música traz para si um envolvimento capaz de afastar o ser humano de realidades as vezes muito duras.
Tanto executar a música, como escutá-la com devoção pode criar atmosferas e climas tão fascinantes que o levam para outra dimensão de forma lícita e isso é muito importante, um bem valiosíssimo.
A música desenvolve a mente humana, o raciocínio, as questões reflexivas e o pensamento. Lembro de gostar de música desde sempre e a partir dos meus 12 anos começar a consumir muita música como forma de conhecimento, ler muito, querer informações, conhecer e descobrir muitas bandas e histórias do rock.
Hoje penso que pude acompanhar na ativa, pelo menos por alguns anos, várias bandas gigantes como Rolling Stones, Aerosmith, Deep Purple, Black Sabbath, Kiss, AC/DC, Van Halen, Iron Maiden, Judas Priest, Metallica, Slayer, Anthrax, Megadeth, Sepultura, entre várias outras, e futuras gerações não verão essas bandas na ativa. Talvez terão a mesma sensação que tenho sobre os Beatles, The Doors, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Animals, etc, a de gostar, mas vê-las com a distância do tempo.
Para registro, escrevo esse texto no dia em que perdemos o Eddie Van Halen, um dos caras mais geniais da cena. Ano passado houve a perda que mais me impactou no meio musical, pois junto com Steven Tyler, é meu maior ídolo, o Andre Matos, ex-vocalista do Shaman, do Angra e do Viper, minha banda do coração. Nessas horas acabo refletindo sobre legados, quantos shows dele já fui, quantos vinis, cds e dvds comprei e ouvi por centenas de vezes. Até conversamos rapidamente em duas oportunidades, mas de uma hora para a outra, tudo isso vira história.
Passei boa parte da adolescência lendo muito e ouvindo muita música. Cada vinil ou cd que comprava, não sossegava enquanto não soubesse a letra de todas as músicas. Nessa época, o tempo disponível era maior e não me arrependo em tê-lo utilizado dessa forma.
Com certeza a música ajuda a formar cidadãos, curar tristezas, extravasar felicidades, cultivar paixões e viajar a diversas outras dimensões utilizando apenas o ouvido, a mente e a alma.