A crítica pode melhorar ou destruir seu relacionamento
Muitos relacionamentos nascem e morrem na forma como nos comunicamos. A crítica para o relacionamento pode ser benéfica ou traumatizante, a diferença está na forma com que você aborda o assunto e a forma como você a recebe.
A crítica surge em situações onde é realizada uma análise de que algo não está indo pelo trilho devido, mas a forma como ela é comunicada pode ser interpretada como um ataque ou forma de culpar o parceiro. Mesmo que muitas vezes ela seja construtiva, existe uma certa dificuldade de quem aborda ela e de quem recebe, muitas vezes como uma ameaça e sentimento de que devem se defender.
Na verdade, tudo isso faz parte de uma sintonia que o casal deve ir aperfeiçoando conforme a relação evolui. O amadurecimento da relação também está ligado a essa forma de abordagem e a forma como o parceiro recebe o fato.
Abaixo três formas inteligentes para agir em seu relacionamento:
1 – Aborde só o que vale a pena
Muitas vezes reclamamos ou expomos situações que nem são tão importantes assim. Criticamos por qualquer situação e ainda de forma agressiva quando estamos com raiva. Portanto, avalie, ponha na balança, vale a pena mesmo levantar esse assunto? Caso a resposta seja sim, aborde de maneira tranquila, afinal você está falando com quem ama. Lembre-se de abordar afim de resolver, amigavelmente ao invés de apontar erros ou culpar seu parceiro.
2 – Praticidade e solução
Em alguns casos, acabamos nos deixando levar pela cabeça quente e focarmos nos defeitos (que muitas vezes são mínimos e nem valem a pena abordarmos) ou invés de valorizarmos o que realmente importa, as qualidades grandiosas de nosso parceiro.
Uma dica é focar na solução, não apenas atirar para o alto diversas críticas que apenas colocam culpas e erros sobre seu parceiro. Incentive um comportamento positivo, onde os dois saiam ganhando e não percam tempo com sentimentos ruins ou de acusações. É muito mais fácil haver adaptações com o seu inventivo para o bem comum do que quando você minimiza quem você ama.
3 – Conversa construtiva
Relacionamento é comunicação interpessoal. Brigas e ressentimentos através de críticas não estão com nada, mas em compensação, requer a sincronia dos dois lados levando em consideração a forma que é realizada a abordagem e a forma que é recebida essa análise. Uma relação respira sempre um acrescentando ao outro, isso é relacionamento, é amor, é amizade e entrega.
Saiba como é a melhor forma de conversar com seu parceiro e entenda que a conversa só existe para uma melhora contínua da relação. Aborde fatos, conversa e esteja aberto a realmente solucionar o que é necessário. Ninguém nasce pronto e nenhuma relação é simples como uma receita de bolo. Esteja aberto, viva o aperfeiçoamento e viva para fazer de sua relação algo prazeroso, completo e feliz.