Colunismo: análise, opinião e ética
Contrapartida disso existe a ética e a responsabilidade que cada colunista preza. Mesmo que seja uma opinião amparada pela liberdade de imprensa, o responsável pela coluna deve checar a informação com responsabilidade antes de divulga-la, como em qualquer outro fato jornalístico.
Em dias atuais, além dos colunistas de jornal ou revista que crescemos acostumados a ler, existem os blogs, onde jornalistas ou não, dão seus “pitacos” sobre o assunto, muitos deles tem uma visibilidade grandiosa na rede e também devem ser levados em consideração, mas nunca deixando de lado o fato essencial no jornalismo: informar com responsabilidade.
O ideal é que na hora de publicada a coluna ela não venha com segundas intenções subliminares na informação, do veículo que é contra determinado partido ou político, do colunista que não se dá bem com o político A ou B, ou ainda que não concorda com o método usado em gestões do partido X. Como foi citado anteriormente opinião e ética devem andar lado a lado, informando a realidade a população, sem que isso faça parte de interesses particulares.
O colunismo é um atrativo a mais, de quem procura não só a notícia, mas uma abordagem mais clara da informação, talvez uma palavra que o colunista escutou aqui, uma informação que ele juntou dali e que será transformado em uma coluna opinativa, com base em cima de dados reais.