Decifra-me ou te Devoro – A Entrevista

A função do jornalista é buscar os fatos que o grande público quer saber, assuntos que interessem de fato a população, lado a lado com isso está a vontade do jornalista de fazer uma entrevista que tenha impacto na sociedade, que ele possa trazer algo novo, que, talvez, ainda não tenha sido noticiado.

Muitas vezes quanto maior é o interesse do jornal em conseguir a entrevista, menor o do entrevistado em concedê-la, e vice-versa. Neste caso cabe ao jornalista se desdobrar para ter sucesso em seu objetivo, usando técnicas que transformam perguntas e respostas em verdadeiro jogo, onde cada colocação pode ajudar no resultado final, conseguindo arrancar declarações importantes.
O segredo de uma boa entrevista está na elaboração de um bom roteiro. Levantar sempre o máximo de informações sobre o entrevistado e o tema que ele vai tratar e redigir perguntas o mais específicas possível. Perguntas muito genéricas resultam em entrevistas tediosas e até mesmo uma resposta diferente do assunto proposto. Outros pontos importantes é a organização, o ideal é que seja marcada com antecedência, que o entrevistado saiba o tema e a duração do encontro e que ela seja gravada para que seja redigida fielmente como foram ditas as declarações.
Texto de Fernando Cunha ©
Fêêêêê…
Muito bom!
Ainda mais nessa épocade eleição…cada entrevista chaaaattaaa e repetitiva…
Ah…
Qdo eu crescer, quero ser igual a você =D
beijos!