Dormir em ambientes frios queima mais calorias do que nos aquecidos
Você que nesse inverno adoro ligar o ar-condicionado no quente e ficar bem aquecido, saiba que são nos ambientes frios que queimamos mais calorias. Pelo menos isso é o que diz uma pesquisa que não é tão nova, foi apresentada em 2014, nos Estados Unidos.
Como foi realizada
A pesquisa durou quatro meses, quando foi acompanhada a composição de gordura corporal de cinco homens saudáveis. Os voluntários mantiveram a rotina durante o dia normal, mas à noite passavam em uma sala com temperatura controlada. O primeiro mês, o ajuste foi em 24 graus, no segundo mês essa temperatura caiu para 19 graus, no terceiro voltou a subir para 24 graus e no quarto mês ainda mais, para 27 graus.
O que diz a pesquisa
Ela afirma que o corpo gasta mais calorias para se manter aquecido. Sendo assim, em locais frescos, ocorre uma maior queima de calorias do que nos ambientes aquecidos.
Apresentada durante a conferência de médicos nos Estados Unidos, o estudo apresentou que essa queimar de calorias e, consequentemente, perder peso, ocorre por que a gordura saudável do organismo é responsável pela queima de calorias e esse processo provoca o aquecimento do corpo. Em um ambiente frio, a tendência é que o organismo queime mais calorias para manter o corpo em uma temperatura agradável.
40% a mais na queima de calorias
Na realização do estudo, as pessoas pesquisadas que dormiram em ambientes frescos tiveram a quantidade de gordura saudável aumentada e a queima de calorias foi 40% maior do que a registrada em temperaturas mais altas. O processo também tornou mais fácil o processamento do açúcar.
O resultado da pesquisa vai de encontro àqueles que gostam de um clima mais geladinho para dormir. Estes terão bons argumentos quando resolverem não deixar o ar-condicionado esquentando tanto nos dias frios. E você qual clima prefere para dormir?