Monitore o mercado e fortaleça seu negócio
Meu texto publicado na Business Review Brasil de julho/2014.
Clique aqui para ver a versão online da revista (perfil na pág. 03 e texto na pág. 20 a 31).
Boa leitura!
Ferramentas de monitoramento prometem ser decisivas na gestão de lojas online
Aquela velha forma de aplicar o valor em seu produto analisando apenas o preço que foi comprado e colocar uma porcentagem de lucro em cima, já é coisa do passado. Com o avanço da tecnologia e o superaquecimento do mercado, tanto no e-commerce, quanto nas lojas off-line, diversos pontos passaram a ser analisados na hora da precificação.
A concorrência é feroz e avaliando o cenário, podemos apontar uma certeza: Ela só vai aumentar.
Conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2013 o comercio online movimentou R$ 31,1 bilhões, um avanço de 26% comparado ao ano anterior, quando o faturamento chegou a R$ 23 bilhões. A expectativa para este ano é ainda mais audaciosa: R$ 35,5 bilhões. A realização da Copa do Mundo deve contribuir com esse número, principalmente nas vendas online de materiais esportivos e aparelhos eletrônicos.
A ABComm ainda aponta que 53 milhões de brasileiros, ao menos uma vez, já realizaram compra pela internet. As categorias moda e acessórios, eletrodomésticos, saúde e beleza, eletrônicos e informática foram as mais compradas.
Monitoramento de mercado
Com o boom das lojas online, o monitoramento de mercado vem crescendo e se tornando uma tendência determinante entre empresas que utilizam técnicas de Business Intelligence. Além de otimizar o tempo, ele serve como orientação corporativa dentro do planejamento estratégico da empresa, incluindo posicionamento de mercado e precificação. Atualmente é considerada peça fundamental para o crescimento e “sobrevivência” das empresas.
As ferramentas de monitoramento auxiliam as empresas de e-commerce, oferecendo todos os dados sobre competitividade, mix de produtos, condições de pagamento e até mesmo a disponibilidade dos produtos. Através deles, é possível emitir relatórios comparativos, entre sua loja e seus principais concorrentes, analisando caso a caso e detectando as ações a serem tomadas.
Não só lojas podem usufruir desta nova tendência utilizada no e-commerce. Empresas fabricantes também podem monitorar sua própria marca, afim de saber se a sua política de preço (preço sugerido), está sendo aplicada da forma devida, identificar oportunidades, analisar o design dos concorrentes e a penetração destes nas lojas online. As informações podem apoiar até mesmo na forma de negociação com o lojista.
No início do comércio online era comum a análise manual da concorrência, entrando de site em site e colhendo informações. Além disso, o custo para coletar era alto e as informações acabavam ficando defasadas, neste mercado extremamente dinâmico. A agilidade, aliada à qualidade, na coleta da informação é determinante. Afinal, se você não está prestando atenção nos preços dos seus concorrentes, os clientes estarão. Isso faz com que o monitoramento de mercado seja uma das ferramentas mais importantes para otimizar custos e gerar lucro.
O WebPrice, desenvolvido pela empresa WebGlobal, é uma das ferramentas mais completas de monitoramento do mercado online, onde é possível acompanhar os preços de qualquer loja online, seja qual for seu segmento, e ainda realizar comparações de produtos da concorrência em relação ao seu e históricos de preço. A disposição destes dados é feita em tempo real e o sistema ainda oferece a opção “envio de alerta”, que avisa o cliente, através de uma notificação via e-mail, quando o produto da concorrência fica com o menor preço em relação ao seu, se alguma loja desrespeitou o preço sugerido da marca, dentre outras atualizações desejadas.
Para o diretor comercial da WebGlobal, Maurício Cardoso, “o monitoramento é uma realidade para empresas que buscam o crescimento. Não adianta possuir apenas a informação, é necessário ter análise. As empresas precisam dos dados organizados por uma ferramenta e não podem perder tempo na coleta deles. Sua energia deve ser direcionada para uma ação mais estratégica e menos operacional. Isso é inteligência de mercado”.
Analisar a concorrência faz parte da gestão estratégica
O ato de usar uma estratégia de acordo com seu oponente para derrotá-lo ou ser mais forte que ele é uma técnica antiga. Guerras, batalhas e até mesmo confrontos esportivos, têm em comum a mesma premissa de agir perante o adversário, ou no caso do e-commerce: a concorrência.
Em estratégia de mercado e gestão de negócios, conhecer seu concorrente é importante, porém, monitorá-lo é fundamental. Possuir a noção exata de seus pontos fortes e fracos, faz com que você possa desenvolver uma tática apurada, sabendo a hora de segurar as “rédeas” ou agir com mais agressividade no mercado.
Saber quem é o líder no seu segmento e como seu produto está em relação ao dele pode gerar dados que influenciarão na sua ação e consequentemente no seu próprio posicionamento. Para sobreviver nesse mercado é preciso uma visão estratégica e global de mercado, além de agilidade na tomada de decisão.
Confira 12 vantagens do monitoramento de mercado
01 – Sempre atualizado sobre a movimentação do mercado
Você tem todas as informações das lojas online ao seu alcance e poderá estar atualizado sobre todas as modificações de preços com apenas alguns cliques.
02 – Maior agilidade na informação
Chega de perder tempo entrando de site em site dos concorrentes e preenchendo planilhas. Tenha todas as informações, inclusive com imagens dos produtos, em um só lugar e à sua disposição a qualquer hora.
03 – Melhor gestão do negócio
Possuir o preço de todos os produtos do mercado online e comparar automaticamente com os de sua loja, faz com que sua empresa possa criar uma melhor gestão estratégica do negócio. Aumentar o preço? Reduzir? Realizar promoções? Atualizar o mix de produtos?
04 – Análise completa do mercado
Você tem certeza que conhece todos seus concorrentes? Como o monitoramento é amplo, ele possibilita ao e-commerce um acompanhamento macro do mercado, não apenas limitado às maiores redes.
05 – Filtros inteligentes
Algumas ferramentas possuem filtros inteligentes que possibilitam realizar análises particulares, seja na comparação referente a uma loja específica ou entre determinada característica ou funcionalidade dos produtos.
06 – Relatórios completos e com credibilidade
Além de relatórios intuitivos e de fácil leitura, as ferramentas disponibilizam análises com gráficos e estatísticas. A utilização de um sistema de monitoramento reduz erros, que podem ocorrer com a coleta de dados manualmente.
07 – Apoia a criação de campanhas promocionais e e-mail marketing
Sabendo os preços praticados no mercado, podem ser melhor avaliadas as promoções e quais os produtos indicados para a criação de campanhas de marketing.
08 – Histórico de preços
Deseja avaliar como estavam os preços da concorrência no último mês ou no ano passado? Não tem problema, as melhores ferramentas de monitoramento de mercado possuem em seu sistema o histórico de preços. É possível analisar tendências em datas sazonais e a evolução ao longo de um determinado período.
09 – Alertas diários
Reafirmando a intenção de agilidade, não é necessário estar na frente do computador analisando 24 horas por dia. Nas melhores ferramentas, é possível configurar para receber por e-mail todas as movimentações entre sua empresa e a concorrência.
10 – Negociação com fornecedores
Ao saber todos os preços da concorrência, isso pode contribuir para uma melhor negociação com os fornecedores. Afinal, se outra loja está com o preço muito abaixo, isso pode fazer com que a sua consiga um melhor desconto na negociação.
11 – Política de preço
O monitoramento também contribui, e muito, para fabricantes, sendo possível analisar as lojas que comercializam os produtos da sua marca. Você sempre estará atento se a loja está respeitando sua política de preço.
12 – Maior competitividade e lucro
Com uma ferramenta de informação, a empresa estará melhor informada sobre o mercado, o poder competitivo será aumentado e o lucro só tende a subir com um bom gerenciamento das informações.
Comece a mudança
Fazer um e-commerce funcionar não é tão simples e sistemático como uma receita de bolo. Ferramentas que possam contribuir para a gestão, como o monitoramento, podem ser determinantes para a competitividade e até mesmo para estabelecer a empresa em um mercado tão grande como o online.
O processo da precificação é dinâmico e varia conforme fatores peculiares de cada corporação, como área de atuação, público alvo, metas agressivas ou não, mix de produtos, fatia de mercado, dentre outros. Mas uma coisa é certa: a união de um monitoramento amplo, aliado a uma precificação estratégica e uma gestão focada, tem tudo para resultar na elevação de lucros.