O que os pais devem ensinar sobre sexo, respeito e limites
Passar uma mensagem saudável e conservadora sobre sexo para adolescentes tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa para os pais, visto que elas, nos dias atuais, têm fácil acesso à informação, opiniões, vídeos e fotos.
Será que os adolescentes sabem realmente sobre o “fazer sexo” e o amor? Eles olham para os pais, professores, amigos e meios de comunicação sociais para lhes dar pistas sobre o sexo e o amor e como devem encarar determinadas situações.
Na cultura popular, acabamos colocando uma grande ênfase no namoro adolescente como um rito de passagem para a idade adulta, mas com muito poucas conversas reais sobre o que é saudável e o que não é.
Ambos os meninos e meninas merecem ter respeitosos e saudáveis namoros (e todos eles querem). Eles são, em muitos casos, apenas confusos sobre o que realmente significam todas estas emoções.
Aqui estão 10 verdades sobre o sexo e o amor que adolescentes precisam saber:
1 – Ter relações sexuais com alguém não prova que você os ama.
2 – Tem que saber a hora e concordar. Sexo é com consentimento ativo, não passivo.
3 – Meninos e meninas podem SIM controlar seus impulsos sexuais. Às vezes é desconfortável, mas é sempre completamente possível.
4 – Sexo é saudável, mas você dita as regras do que deseja ou não.
5 – Se você beija e toca em alguém, não quer dizer que deseja fazer sexo.
6 – Se os seus amigos iniciaram a vida sexual, você não precisa sentir-se pressionado a fazer também.
7 – Se você ama alguém, você não deseja controlá-la.
8 – As ereções, lubrificação e ejaculação são respostas fisiológicas às vezes incontroláveis e às vezes não correspondem à forma como nos sentimos confortáveis.
9 – O sexo não é uma mercadoria. O sexo nunca deixa alguém em dívida com outro alguém.
10 – Confie em quem você se relaciona. Isso é fundamental!