Personagens da História – Simón Bolívar
“Um povo ignorante é instrumento cego de sua própria destruição.”
Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios, mais conhecido como Simón Bolívar, foi um militar e líder político venezuelano. Foi uma das peças chaves nas guerras de independência da América Espanhola do Império Espanhol.
Bolívar participou da fundação da primeira união de nações independentes na América Latina, na qual foi Presidente de 1819 a 1830.
Simón Bolívar é considerado na América Latina como um herói, visionário, revolucionário, e libertador. Durante seu curto tempo de vida, liderou Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, e Venezuela à independência, e ajudou a lançar bases ideológicas democráticas na maioria da América Hispânica. Por essa razão, é referido por alguns historiadores como “George Washington da América do Sul”.
Jogo Rápido:
Nacionalidade: Venezuela
Nascimento: 1783
Morte: 1830
Causa da Morte: Tuberculose (Em 16 de julho de 2010, Hugo Chávez manda exumar o corpo do revolucionário Simón Bolívar. O Presidente venezuelano contraria livros e desconfia que Bólivar foi assassinado. Ele acredita que seu herói tenha sido vítima de uma conspiração e tenha morrido envenenado por um general colombiano).
Função na História:
* Maior Revolucionário da América Latina;
* Fundador/Presidente da União de Nações Independentes da América Latina (1819 a 1830);
* Liderou Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, e Venezuela à independência.