Saiba como criar filhos felizes e responsáveis
A criação de uma criança não é apenas faze-la feliz. Como se diz, o papel dos pais é criar um cidadão para o mundo e isso envolve índole, independência, responsabilidade e aprendizado diário.
Se você está lendo este texto já é um ponto positivo e seus pais estão de parabéns, afinal você é uma pessoa que deve contar com grande parte das características acima e além disso, tem interesse em educar seus filhos da melhor maneira possível. Abaixo algumas dicas sobre educação das crianças:
O sim nem sempre é bom
Dar ao seu filho tudo que ele pede nem sempre é a melhor alternativa. Por mais que amemos aquela carinha de felicidade a cada vontade de deles que conseguimos realizar, essa prática em 100 por cento das vezes não é benéfica. As vezes dizer que não, que não é a hora certa ou que não pode arcar com o valor daquele brinquedo é necessário. E o que há de errado nisso? Nada, pois além de agradar-lhes, devemos deixar claro que nem tudo que desejam é fácil e devem merecer esse lado “mão aberta” dos pais.
O reconhecimento com certeza torna o ser humano melhor. Se a criança costuma ter tudo o que deseja, certamente faltará disposição para correr atrás de seus objetivos na adolescência e idade adulta. O fato aqui nem é a sensação de troca, mas sim, de reconhecimento e ter noção de que “quem planta, colhe”. Isso serve tanto para coisas materiais como para outras áreas da vida.
Responsável pelo seu mundo
Conforme a criança vai se desenvolvendo e passar a ter uma vida social mais ativa, com a entrada na escola e criando círculos de amizades, elas precisam aprender que são responsáveis por alguma coisa, tanto dentro como fora de casa. No seu quarto, por exemplo, não há nada de mal em arrumar sua própria cama, organizar o roupeiro e até mesmo varrer e limpar o quarto. Esse momento da criança sentir-se responsável por um local é fantástico para o aprendizado e também para dar valor a higiene e organização.
Na escola e na vida social é a mesma coisa, no aprendizado ele é responsável por suas metas: aprendizado e boas notas. Claro que os pais devem ajudar e incentivar os estudos, mas devem explicar também que é de responsabilidade da criança o aprendizado e a dedicação à escola, sempre buscando o aperfeiçoamento do indivíduo.
Dar valor e ser positivista
Ensine-o a ver a vida com alegria e não sofrimento ou pessimismo. As mesmas coisas que deram erradas hoje, podem mudar de figura amanhã e tenha certeza que mais vale fazer o bem, pois assim, ele colherá coisas boas.
Para conquistas, seja no trabalho, na escola ou na universidade, requer esforço. Mostre sempre que é preciso dar valor as coisas. Há esforço para que ele possa ter o videogame de última geração ou um smartphone cheio de aplicativos e isso deve ser conversado.
Opte pelos bons exemplos, muitas vezes os filhos são reflexos do que veem dentro de casa. Converse, apoie, valorize, incentive, eduque e as chances de criar um cidadão do bem serão enormes.