Trabalhar em família pode dar certo?
Não importa se é marido e mulher, envolve os filhos, pais ou demais parentes, essa parceria entre a família até pode dar certo, mas o comportamento dentro da empresa precisa ser diferente do adotado dentro de casa.
Sentimento ou razão?
A dificuldade em separar decisões entre o emocional e o racional, pode ser um dos pontos mais complicados. Antes de encarar o desafio, limites muitos claros devem ser estabelecidos entre a família, pois para que o negócio funcione ele precisa de hierarquias e principalmente de regras e objetivos.
Negócios criados desta maneira tem como base principal três interesses: família, empresa e patrimônio. Em grande parte dos casos, é preciso entender que o patrimônio da empresa representa toda a renda familiar e por isso deve ser tratado e lapidado com dedicação por todos.
Afinidade ou competência?
Quando há necessidade de contratar novos profissionais ou até mesmo avaliar os que já compõe o negócio, existe o fato de contratar um familiar por questão de confiança ou por solidariedade aquele parente que diz estar precisando muito de emprego.
Ocasiões como estas podem gerar duas situações: a de agir como estimulante, afinal seus superiores lhe conhecem, são próximos e você deseja mostrar seu valor ou então o desestimulante, onde o contratado acaba se acomodando e pensando como se tivesse regalias. Casos como o segundo citado devem ser observados de perto pelos gestores do negócio, pois além de afinidade, deve haver competência e dedicação para desempenhar as atividades, caso contrário pode comprometer o futuro da empresa.
Dicas para um bom funcionamento da empresa:
– Disciplina: Se a intenção é alcançar a profissionalização do negócio, a disciplina deve estar em alta. Pata atingir bons resultados, o compromisso, interesse e dedicação devem estar bem estabelecidos e vivos nos interesses de cada membro.
– Hierarquia: Como qualquer outra empresa, a familiar também necessita de hierarquia e supervisão quanto ao trabalho. Profissionais superiores devem ser respeitados e estes explorar a competência de sua equipe.
– Diálogo: Para o sucesso do negócio, o diálogo é essencial e deve ocorrer com frequência. Administrar uma empresa familiar pode ser extremamente difícil e para funcionar necessita de muito diálogo, regras, objetivos e metas em comum.
– Flexibilidade: Assim como em qualquer empresa, hierarquia não quer dizer rigidez no modo de pensar. As gerações mais novas podem surgir com ideias fundamentais para o ápice no negócio. Na empresa familiar, os mais velhos também devem estar atentos a mudanças propostas pelos mais novos, aliados é claro a viabilidade e ao seu bom senso dos mais experientes
– Vida familiar: O bom relacionamento também é fundamental fora do ambiente de trabalho. Separe um tempo para realizar programas em família aos finais de semana e manter a harmonia entre todos.
Então, o que você acha, vale a pena trabalhar em família?