Você sabia que os cães também sentem ciúmes?
O ciúme é definido como um sentimento natural do ser humano produzido pela falta de exclusividade do sentimento, da dedicação e do cuidado da pessoa de quem se gosta. É uma dedicação ao amor. É uma manifestação provocada pela falta de confiança no sentimento do outro, que é transformada em medo de perder o parceiro.
Símbolo de fidelidade e amizade pelo homem, o cão também pode ser capaz de sentir ciúme quando não recebe a atenção necessário de seu dono. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa realizada por especialistas da University of California, que diz que os cães também podem ter seu lado ciumento.
A pesquisa
Para quem convive com diariamente com seu cão de estimação, tenho certeza que já desconfiava dessa conclusão, mas para ter um maior embasamento, os especialistas da University of California filmaram 36 cães em suas casas sendo ignorados pelos donos, que davam atenção a um livro e a um cachorro de pelúcia.
Quando os donos interagiam com o animal de brinquedo que latia, chorava e mexia o rabo, os cães tentavam chamar a atenção tentando empurrar ou tocar em seu dono, enquanto esses acariciavam e brincavam com o cão de pelúcia. Quando o “rival” era avistado, os cães tentavam de todas as formas chamar a atenção com mordidas, pulos, latidos e querendo contato com o dono.
Christine Harris, professora envolvida na pesquisa, diz que o estudo conseguiu mostrar que “o ciúme não um sentimento exclusivo do ser humano. Além disso, ele não está ligado somente ao sexo e ao romance”.
A pesquisa conta que menos de um terço dos cães tentou ficar entre o dono e seu “rival” e um quarto atacou o cão de pelúcia. De acordo com os pesquisadores, os cães estavam só reagindo a falta de atenção, mas também ao fato dela estar sendo dirigida a um outro “animal”.