Volkswagem ultrapassa Toyota e assume a liderança de veículos mais vendidos
Após três anos consecutivos como líder do mercado entre as montadoras que mais comercializam veículos no mundo, a japonesa Toyota perdeu o posto no primeiro semestre de 2015. A nova líder é a alemã Volkswagem, que alcança o topo pela primeira vez.
Números
Dados divulgados pela Toyota no último dia 28 de julho apontaram que a montadora japonesa comercializou 5,02 milhões de veículos no primeiro semestre desse ano. Na comparação com o primeiro semestre de 2014, houve uma queda de 1,5% nas vendas. De acordo com a Toyota, o mercado japonês foi responsável pela baixa, devido ao aumento no imposto sobre veículos pequenos que ocorreu no país.
Além da marca própria, a empresa Toyota, com sede em Aichi, é proprietária das marcas Daihatsu, Lexus e Scion. A responsável pela maior queda de vendas entre elas foi a Daihatsu, que caiu em 12,7% no mundo e 13,4% no Japão.
Com sede em Wolfsburg, o Grupo Volkswagem, ao qual fazem parte marcas como Áudio e Porsche, vendeu 5,04 milhões de carros entre janeiro de junho. De acordo com o comunicado divulgado pela montadora alemã, o mercado chinês é responsável por uma terço da comercialização total de veículos da empresa.
A norte-americana General Motors (GM), responsável por marcas como Buick, Cadillac e Chevrolet, ficou em terceiro lugar, terminando o primeiro semestre deste ano com 4,86 milhões de veículos vendidos, 1,2% a menos do que em 2014.
A também norte-americana Ford, responsável pelas marcas Lincoln e Troller, anunciou que vendeu 3,26 milhões de veículos na primeira metade do ano.
Posições podem mudar
Enquanto a meta da Volkswagem para o ano é superar “moderadamente” a marca recorde de 10,1 milhões de carros vendidos em 2014, a Toyota espera atingir 10,15 milhões de vendas em 2015.
Ranking nas últimas décadas
A General Motors esteve no topo de vendas por mais de sete décadas até ser deixada para trás pela Toyota em 2008.
Em 2011, devido ao tsunami no nordeste do Japão, a Toyota perdeu força e a GM voltou ao topo. Posição recuperada pela montadora japonesa no ano seguinte e mantida até o ano passado.
Em 2014 a Toyota vendeu 10,23 milhões de carros, a Volkswagem emplacou 10,14 milhões e a GM, 9,92 milhões.
Qual sua aposta até o final de 2015?