Sentimentos dos cães são praticamente como o dos humanos, diz estudo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

PfoteVocê considera seu cão um membro da família? O trata como um filho? Pois é, parece que você está certo em incorporar esse sentimento no dia-a-dia de sua família. Um estudo japonês vai de encontro a essa ideia e aponta que sim, os cães podem sentir amor, assim como nós.

Como ocorreu o estudo
A pesquisa realizada no Japão contou com 30 donos de cães e seus animais de estimação que foram induzidos a olharem um nos olhos do outro. Quanto mais tempo este ato é realizado, mais impulsiona a oxitocina, hormônio associado ao apego e ao amor, o mesmo hormônio responsável pela ligação entre crianças e seus pais.

O resultado diz que as pessoas que consideram os cães membros da família e argumentam que amam seu animal de estimação como um filho, então totalmente corretas.

Estudo também foi realizado com outro animal
cãoO teste também foi realizado com lobos, afim de analisar se tinham o mesmo vínculo com seus donos. Neste caso, o resultado foi diferente, porque os lobos visualizar o contato visual como a agressão, o que significa que ao longo do tempo, os cães evoluíram para expor traços mais humanos.

“Quando seu cão faz o contato de olhar, elogiar o seu cão e dar-lhe um tratamento de carinho é fundamental. Depois de algumas repetições, o seu cão vai aprender que isso é o que você quer e você vai encontrar o seu cão tentando fazer o contato visual com mais frequência. Desta forma, o cão faz associações positivas ao prestar atenção em seu dono e essa ligação que ativa o hormônio oxitocina é um benefício para ambos”, diz Eliseu Stynchula, gerente e sócio da escola norte-americana para cães “I Said Sit”.

Ao que parece, quanto mais carinho destinamos a nossos cães, mais recebemos em troca. A confiança está na forma como agimos e como cuidados dos integrantes peludos de nossa família.

Fernando Cunha ©

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×