Como encarar o divórcio pelo lado positivo
Quem não cresce com aquele pensamento de um dia ter uma família feliz, casar com o(a) parceiro(a) da sua vida e viver feliz para sempre? Pois é, as vezes nossos planos tomam outros rumos e por mais que juremos amor eterno, a felicidade pode estar longe daquela pessoa que nos dedicamos por tanto tempo e compartilhamos tantos sonhos.
Assim como quase tudo na vida, há prós e contras. O mundo não acabou, pelo contrário, ele continua girando e você deve entender isso. Um novo desafio é colocando diante de você e com certeza será superado. Veja os pontos positivos que podemos tirar desse tipo de situação:
1 – Maturidade
São inúmeros os casos onde os cônjuges entram ainda crianças em seus casamentos. Em um casamento, o teste para sabermos se estamos preparados ou não é diário. E será que algum dia estamos? Pois divergências e opiniões opostas ocorrem, mas como lidamos com isso? O casamento exige uma responsabilidade, compreensão e dedicação diferentes de quase tudo que já vivenciamos.
A hora é de assumir responsabilidade, rever e reavaliar como foi a relação que se encerrou. Encontre suas próprias respostas e com certeza estará crescendo como pessoa. Ao mesmo tempo, estará se tornando mais preparado para o futuro. As lagrimas derramadas no passado serviram para que sua experiência crescesse e estará mais preparada para o que a vida lhe reserva.
2 – Você não é derrotado(a)
Ao encerrar um casamento podemos nos sentir frustrados, como se estivéssemos perdido uma guerra e saímos como perdedores dessa tentativa de sermos felizes. Isso não faz sentido! Entenda, essa foi apenas uma parte da sua história e sua vida seguirá em busca do que lhe complete.
A hora é de reciclar as energias. Se a relação já não era mais feliz e não lhe fazia bem, por que você é um perdedor? Por que não observar pelo lado positivo, lhe achar um vencedor incansável que ainda tem fôlego para buscar algo mais feliz, que lhe complete mais, que lhe faça sorrir mais. A vida apresentou uma nova oportunidade de ser feliz. Agarre-a!
3 – O tempo passa
As vezes é importante darmos um passo atrás na vida para que possamos pegar impulso e dar dois passos à frente. Conforme o tempo passa, o divórcio ficará mais no retrovisor de sua vida e o novo está se apresentando logo ali na frente.
A perspectiva do novo, da oportunidade de fazer novos planos e realizar novos sonhos são possíveis. Caso houver magoas e tristezas, tenha certeza, elas passaram, pois o tempo cura estas coisas e cabe a você assimilar os erros e acertos para ser mais feliz em futuros relacionamento.
4 – Humildade
O divórcio pode ser um teste com nossas limitações e até mesmo com nosso ego. Ele nos mostra que nem tudo é possível e quando há duas pessoas, não podemos forçar nada para que ande como desejamos. Todos nós cometemos erros e todos nós fazemos escolhas. Devemos reconhecer as coisas, não somos perfeitos e nem nossa(o) parceira(o) é.
5 – Novos talentos
A princípio, você terá mais tempo para tudo. Portanto, opte por dedicar-se à atividades que lhe faça bem. Seja praticar um esporte, ler, estudar, se dedicar a algum hobbie e até mesmo fazer um curso que você sempre desejou.
Faça algo que ajude a lhe completar. O fim de um casamento vai lhe dar muitas oportunidades de desenvolver novos e antigos talentos.
Muitos usam o divórcio como uma oportunidade de reflexão e análise. Se ame, dê atenção para você mesmo e foque em sua felicidade.