Homens querem filhas independentes e esposas obedientes, diz estudo
Ao longo dos anos a mulher vem ganham mais e mais espaço na sociedade, como realmente deve ser, mas mesmo que seja em passos lentos, parece que ainda convivemos com um mundo, em boa parte, machista. De acordo com o “Relatório Shriver: uma visão sobre o homem do século 21”, os homens preferem suas esposas obedientes, mas suas filhas independentes.
Como foi a pesquisa
A pesquisa norte-americana é recente, de abril deste ano, e reuniu 818 homens, onde apenas 34% se diziam confortáveis em ter mulheres independentes. Por outro lado, os homens eram muito mais entusiasmados sobre suas filhas, com 66% deles relatando que elas deveriam ser independentes.
A publicação faz um questionamento interessante ao perguntar: “como podem admirar uma coisa em suas filhas e abdicar dessa característica para suas esposas? Se eles esperam criar uma filha com essas qualidades, não seria a mãe delas o melhor exemplo a seguir? ”.
Mais sobre filhas e esposas
Quando perguntados para selecionar a partir de uma lista de 10 qualidades que os homens mais querem em uma esposa ou parceira, os homens são mais propensos a querer uma parceira que é inteligente (72%), atraente (45%), doce (34%) e independente (34%).
No entanto, quando os homens são convidados a escolher qualidades que eles estão procurando em uma filha da mesma lista, as qualidades não coincidem. Para a filha, os homens ainda selecionaram inteligência (81%) como sua primeira escolha, mas os homens dão maior importação de independência (66%), bem como ser forte (48%) e de princípios (35%).
Enquanto 34% dos homens querem que a parceira seja doce, 19% têm o mesmo desejo para a filha.
Outros resultados
Na pesquisa, os homens foram mais propensos a relatar que é mais difícil ser um homem de sua geração em comparação com a geração de seu pai. 45% dos homens disseram ser mais difícil para eles viverem nessa geração de igualdades, contra 20% acharam mais fácil. 35% disseram não haver diferença.
Quando lhe pediram para descrever em suas próprias palavras porque é mais difícil de ser um homem em sua geração em comparação com o seu pai, os homens são mais propensos a dizer que isso é devido a mulheres atingindo uma posição mais forte no local de trabalho, uma posição mais forte financeiramente, e uma maior igualdade de gêneros. Esses homens também citam suposições negativas sobre os homens, um mercado de trabalho mais competitivo, maiores responsabilidades domésticas para os homens, e maiores expectativas para os homens na sociedade de hoje.