3 fatos geniais sobre futurismo e inovação que você nem imaginava

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

O futurismo é logo ali. Com o ritmo acelerado da inovação, não será surpresa se itens dos mais variados tipos se tornem, em breve, artigos de fácil acesso a todos nós. A própria imagem de futurismo como um estilo de vida acessível, com soluções para praticamente tudo está mais próxima do que você imagina.

Confira abaixo três coisas geniais sobre futurismo e inovação:

 1 – Brain-net

Esse termo vem ganhando espaço na mídia norte-americana nos últimos dois anos, graças a testes realizados pelo cientista Miguel Nicolelis, da Duke University, em animais e, principalmente, pelo livro “The Future of the Mind”, do físico teórico e futurista, Dr. Michio Kaku. Os estudos futuristas de Kaku, o levaram em diversos programas de entrevistas dos EUA.

Segundo ele, nos próximos 10 anos veremos a transição da internet para o brain-net (cérebro-net). Cientistas poderão conectar o cérebro a um computador e poderão decodificar nossas memórias, sensações, emoções e isso poderá revolucionar a comunicação e, de acordo com Kaku, até a indústria do entretenimento, onde filmes do futuro serão capazes de transmitir sentimentos e emoções.

2 – Medicina preditiva

A medicina preditiva promete transformar os tratamentos de saúde. Com ela, será possível saber a possibilidade de um individuo vir a desenvolver algumas doenças com base no gene.

Haverá a possibilidade de identificar em pessoas que hoje se mostram saudáveis, se elas são portadoras de genes de risco para determinadas doenças. Assim, será possível preveni-las e remediá-las com antecedência. Com a medicina preditiva, um dos sonhos humanos de desvendar e dominar os segredos do corpo poderá tornar-se mais real. Além disso, é possível que essa forma de diagnóstico precoce se torne tão comum, que poderá ser realizada até mesmo por dispositivos portáteis.

3 – Revolução on-demand

Se você está satisfeito com todas as formas de automação que temos hoje, em assistir séries, filmes e programas de TV em streaming de onde você estiver, em chamar o meio de transporte pela tela do seu smartphone, entre tantas outras coisas, pode ter certeza: as coisas ficarão ainda mais on-demand.

Tudo relacionado a entretenimento, saúde e bem estar será personalizado as suas referências, para serem utilizados na hora que você bem entender. A inteligência artificial tornará nosso dia muito mais produtivo. Vamos entrar em um mundo onde tudo será mais acessível, além de limpo e barato. O imediatismo humano será sanado pelos mais ágeis facilitadores.

Fato Extra: Singularity – a universidade criada pela NASA e Google

A Singularity University foi fundada em 2009 pelo engenheiro e empreendedor Peter Diamandis, e pelo guru da inteligência artificial e diretor de engenharia do Google, Ray Kurzweil.

A universidade fica na unidade da NASA, no Ames Research Center, no Vale do Silício, e oferece cursos executivos de uma semana e um com maior duração: 10 semanas.

Se você pretende se tornar um futurista, veja os cursos oferecidos:

The Graduate Studies Program (GSP):Durante 10 semanas, 80 participantes são apresentados a atividades voltadas a inovação. Eles assistem a palestras, realizam treinamentos, workshops e visitam startups e grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício.

The Executive Program (EP): Essa atividade tem a duração de uma semana e é direcionado a empreendedores e executivos. Foca-se em apresentar aos participantes as tecnologias que vão transformar indústrias, empresas, carreiras e vidas em um futuro próximo. O curso é focado em seis áreas de estudo: biotecnologia, robótica e inteligência artificial, energia e meio ambiente, medicina e neurociência, redes e sistemas de computação e nanotecnologia.

O grande objetivo da universidade é impactar 1 bilhão de pessoas em até 10 anos.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×