A mudança de escola pode ser uma ótima experiência

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

nova escolaToda a mudança causa um pouco de apreensão. É normal um certo receio ao novo, mas é bom saber que o novo pode vir cheio de qualidades.

Quando é necessário mudar nossos filhos de escola vem todas aquelas dúvidas: ele conseguirá se adaptar bem? O aprendizado será tranquilo? Fará boas amizades? Separamos abaixo alguns benefícios dessa troca de escola:

1 – É novo, mas nem tanto assim

Quando seu filho começar em uma nova escola, ele até pode se sentir como um novato, tendo que lidar e fazer novos amigos, fazer um novo caminho de volta para casa, aprendendo o novo sistema da escola e como as coisas funcionam, mas lembre-o: ele já fez isso antes, quando iniciou este novo passo na vida social há alguns anos atrás ao iniciar seus estudos. O novo, as vezes, pode ser bom e a vida nos surpreender.

2 – Novas experiências

A chance de que o sistema e organização da nova escola seja diferente é imenso, portanto não veja isso com maus olhos. A mudança e os novos desafios contribuem no crescimento e amadurecimento da criança. Novas experiências tornam cidadãos mais preparados.

3 – Círculo de amizades

Provavelmente seu filho tenha o círculo de amizades do bairro, da escola e o melhor: agora terá o da escola nova. Quanto mais amigos melhor e essa convivência social é importante para o desenvolvimento da criança. É legal que mesmo com a mudança, seu filho mantenha contato com amigos da escola anterior. Quantos casos sabemos de amigos de uma vida toda que se conheceram na escola. Incentive as amizades.

4 – Faça sua parte

Mesmo que seu filho que fique na escola durante o período estabelecido, você deve fazer sua parte para esta adaptação e bom convívio. Apoie a nova fase, frequente as reuniões escolares, faça questão de quando possível levar ou buscar seu filho na escola. Entenda o ambiente escolar e faça parte dele quando solicitado, seja em festas escolares e eventos da instituição. Um pai presente gera confiança ao filho quando se depara com o novo. Contribua nessa adaptação apoiando e conversando.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×