Viper – Evolution (1992)
Em 1990, André Matos deixa a banda, alegando que se dedicaria aos estudos, a faculdade de música. O baterista Guilherme Martin, que realizou a “Fate Tour” também deixa a banda, em seu lugar entra o ótimo Renato Graccia. Mas, e nos vocais?
.
O baixistas Pit Passarell assume os vocais e surpreende a todos pela sua garra e vontade de não deixar a peteca cair.
.
Em 1992 a banda grava na Alemanha o álbum “Evolution”. Para mim, melhor disco não há na face da terra. É o que mais gosto, que estou viciado desde quando comprei há 16 anos. Porém, é absolutamente diferente do álbum anterior. “Evolution” é um álbum de heavy metal, cru, direto e a banda tocando muito, belas músicas e Pit cantando muito bem, com atitude, como no refrão da música Evolution: “Is the future on my side”, e realmente era!
.
A música que eu mais gosto é “The Shelter”, mas “Rebel Maniac” foi grande clássico do disco e que nem precisa de grandes apresentações, afinal todo headbanger do início da década de 90 que se preze balançou a cabeça ao som de “everybody, everybody …” e viu o clipe na MTV.
.
.
Evolution tem outras ótimas músicas, como “Dead Light”, que também virou clipe, “Coming From the Inside”, “Still the Same”, “Dance of Madness” e a ótima balada “The Spreading Soul”, a qual diz a lenda, que Pit cantou somente sob a luz de velas dentro do estúdio, será?
.
O disco ainda conta com o cover de “We Will Rock You” do Queen, na versão heavy metal.
.
Aproveitando-se da gravação na Alemanha, a banda partiu para uma pequena turnê pelo país e também por Hungria, Croácia, Áustria, Suíça e Japão.
.
Ainda em 1992, o Viper abriu o show do Black Sabbath, quando os mesmos estavam chegando em terras tupiniquins pela primeira vez.
.
Em 1994, o Viper tocou no Philips Monster of Rock, no Pacaembu, ao lado de Kiss, Black Sabbath, Slayer, Suicidal Tendencies, Angra e Dr. Sin. Além de abrir os shows do Metallica no Brasil.
.
Se você realmente gosta de metal de verdade, Heavy Metal sem maiores rótulos, escutar Evolution é obrigação!
.
Músicas:
.
1 – “Coming From the Inside”
2 – “Evolution”
3 – “Rebel Maniac”
4 – “Dead Light”
5 – “The Shelter”
6 – “Still the Same”
7 – “Wasted”
8 – “Pictures of Hate”
9 – “Dance of Madness”
10 – “The Spreading Soul”
11 – “We Will Rock You (Queen cover)”
Texto de Fernando Cunha ©