Agilidade da informação auxilia a estratégia de mercado

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* Por Fernando Cunha para o blog da WebGlobal

O mercado está aquecido, tanto no e-commerce, quanto nas lojas off-line. A concorrência é feroz e avaliando o cenário, podemos apontar uma certeza: Ela só vai aumentar. Por conta disso, os clientes serão cada vez mais disputados.

A implementação da estratégia de mercado tem se especializado ao longo dos anos, com o objetivo de conquistar clientes, reduzir custos e aumentar os lucros. Mas, por trás da maioria das práticas gerenciais, está o tempo levado para executar as ações.

Aja rápido, mas com responsabilidade

O ato de gerir a precificação no e-commerce é um procedimento importante, pois uma boa aplicação resulta em conversões e novos clientes. Cada vez mais, empresas executam estratégias de mercado com qualidade, então a diferença está na a agilidade da execução deste processo. Empresas que oferecem o serviço de monitoramento de mercado estão atentas a estas informações.

No sistema WebPrice, desenvolvido pela empresa WebGlobal, é possível observar os preços da concorrência em comparação ao seu. A disposição destes dados é feita em tempo real. Mas verificar relatórios de monitoramento não significa ter que ficar conectado o dia todo. A ferramenta oferece a opção “envio de alerta”, que avisa o usuário, através de uma notificação via e-mail, quando o produto da concorrência fica com o menor preço em relação ao seu ou vice-versa.

Os dados vão até o gestor ou um grupo de colaboradores, pré-determinados, em html com informações diretas e de fácil leitura, permitindo o início da estratégia de precificação no momento oportuno e em tempo real. Este tipo de função traz liberdade para quem administra o estabelecimento online e que deseja ser competitivo.

A responsabilidade do gestor é imensa. Ele deve realizar a análise pontual quanto à maneira de agir e todos os prós e contras que sua escolha pode ocasionar. Uma tomada de decisão errada, pode colocar em risco o planejamento, o dinheiro e até mesmo os clientes e seguidores da empresa. Portanto, é importante a agilidade, mas a tomada de decisão deve ser bem planejada.

Uma boa gestão atua com o tempo ao seu favor

Existe uma certa “resposta automática” que cerca alguns gestores no momento de alteração de preço da concorrência, como se fosse obrigação mexer em seu próprio preço também.

A baixa de preço do concorrente pode, em um primeiro momento, abalar o gestor, mas simplesmente diminuir o valor de seu produto automaticamente pode não ser a melhor escolha, pois existem os erros da concorrência que acontecem diariamente e o próprio posicionamento estratégico da loja online que deve ser levado em conta.

A precificação estratégica reflete na análise da concorrência, o posicionamento estratégico da loja, a tomada de decisão dos gestores e as negociações com os fornecedores. Alterar preços de forma automática acaba ignorando tais premissas e transformando as lojas em verdadeiros leilões online.

Muitos podem ser os motivos da baixa dos preços da concorrência. Seja um produto que está há muito tempo em estoque e ela resolve fazer uma queima ou a aquisição de novo modelo de determinado produto e o antigo acaba sendo desvalorizado perante a nova coleção, entre muitos outros motivos que podem fazer com que você aja por impulso ou automaticamente.

Empresas que monitoram o mercado possuem maior vantagem competitiva, se posicionam de forma segura, definem melhor seu público alvo e o mix de produtos, principalmente em um cenário tão dinâmico como o que vivemos. É necessário haver um certo “timing administrativo” do momento em que a informação é recebida até colocar uma ação em prática.

Obter primeiro a informação, é sair na frente e aumentar as chances de colocar em prática a frase: Tempo é dinheiro!

Texto de Fernando Cunha para o blog da WebGlobal

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