Boas recomendações fazem a diferença no e-commerce

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* Por Fernando Cunha para o blog da WebGlobal.

Propagandas são importantes, mas boas indicações são ainda melhores. O conceito chega a ser semelhante ao do comércio físico, mas no comércio online ainda existe receio por um grupo, cada vez menor, de consumidores.

Muitas vezes ouvimos opiniões de parentes e amigos sobre determinado estabelecimento, a opinião de pessoas próximas são extremamente relevantes na hora de consumir ou adquirir um produto.

A fidelização destes clientes é peça chave para a consolidação do e-commerce e para sua difusão, afinal o melhor marketing é o boca-a-boca.

Novos consumidores
Em estudo realizado pelos sites Mundo do Marketing e Consumoteca, com novos e-consumidores de diversas regiões e classes, 10% afirmou que chegou até determinada loja virtual devido à indicação de alguém.

Segundo 33% dos entrevistados, a preferência na primeira compra foi por sites de grandes lojas físicas e 41% optou por grandes lojas com ou sem presença física.

A insegurança dos novos consumidores reflete na escolha por marcas mais conhecidas. Nesse caso, as grandes varejistas representam para eles uma garantia maior de que o produto chegará no prazo e em boas condições e que o fornecimento de dados do cartão de crédito não terá nenhum risco. A tendência, no entanto, é que as pessoas percam o medo aos poucos e procurem por opções com as melhores vantagens.

Diariamente novas pessoas iniciam a experiência de comprar online, seja estimulada pela comodidade e, principalmente, por bons preços. Entre as vantagens do comércio eletrônico está a possibilidade de comparar o valor dos produtos de cada loja online.

Ainda segundo o estudo, 95% dos entrevistados pretendem continuar comprando online, 35% ficaram muito satisfeitos com a experiência e 57%, satisfeitos. Além disso, 37% não viram aspectos negativos na aquisição de produtos pela internet.

Texto de Fernando Cunha para o blog da WebGlobal

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