A globalização ao lado do seu negócio

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

* Por Fernando Cunha para o blog da WebGlobal

A tecnologia avança a cada dia em todos os ramos sociais, no comercial não é diferente. Empresas que possuem apenas lojas físicas parecem estar ficando para trás e as opções da internet sem dúvida mudaram o comportamento de nossa sociedade.

Ligado a isso, o que também muda a cada dia é a forma como as pessoas compram. O e-commerce, processo de comprar e vender online, sofreu grande aumento de procura nos últimos anos. Isso fez da internet a plataforma ideal para negócios. A globalização está mudando o mundo dos negócios e a internet contribui diretamente para tal. A loja, para destacar-se, necessita integrar-se a esta nova economia, que leva o cliente até a loja em apenas alguns cliques.

A importância
Conveniência, comodidade e autonomia total do consumidor são algumas das características do mercado. Há poucos anos, as pessoas debatiam se o comércio eletrônico era pra valer. Os números mostram que a resposta é positiva e que a tendência é o mercado expandir ainda mais.

Para as lojas, o e-commerce é atrativo, pois:

*  Atinge um número muito maior de pessoas, afinal não existem fronteiras geográficas e é possível conquistar clientes em qualquer parte do planeta;

*  A aquisição de computadores é cada vez mais acessível e as redes de conexão estão cada vez mais abrangentes;

*  Os produtos em estoque não precisam ser exibidos, podendo ser armazenados de forma compacta em um CD (centro de distribuição);

*  A loja virtual nunca fecha. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, não importa a hora, o cliente sempre terá acesso para comprar, seja final de semana ou feriado;

*  Os internautas, de maneira geral, estão mais esclarecidos sobre compras online e formas de pagamento;
São novas possibilidades de receita diretas com as vendas e maior exposição da marca.

Hora de monitorar seu e-commerce
No primeiro semestre de 2013 o comércio eletrônico faturou R$ 12.74 bilhões. Valor 24% maior que o arrecadado no primeiro semestre de 2012. Mas apenas criar um e-commerce não é o bastante. Após instituir seu comércio online é hora de exercer seus diferenciais de mercado e para isso é preciso que o lojista esteja por dentro da competitividade comercial.

Uma análise do gestor da empresa ao mercado é fundamental para o crescimento da mesma e o faturamento esperado dos negócios. O que parece ser algo complexo não é, devido as ferramentas que monitoram as lojas virtuais e ao programa que auxilia a precificação inteligente e verifica os valores do mercado.

As ferramentas de monitoramento auxiliam as empresas de e-commerce, oferecendo todos os dados sobre competitividade. Com eles, é possível emitir relatórios de competitividade entra a sua loja e seus principais concorrentes, analisando caso a caso e detectando as ações a serem tomadas.

Por meio destes softwares, o lojista tem a possibilidade de mapear e monitorar o mercado a seu favor em busca de uma visão positiva de seu negócio, além de proporcionar uma visão mais focada e decisiva de suas ações.

Texto de Fernando Cunha para o blog da WebGlobal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×