Empreendedor digital: você tem esse perfil?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Existem diversas razões para explicar os motivos pelos quais as pessoas são atraídas para o estilo de vida empreendedor. Alguns não gostam de lidar com chefes e o dia a dia no ambiente de trabalho. Outros estão cansados da monotonia e acreditam que podem fazer mais por determinado nicho. O fato é que a maioria dos empreendedores digitais são movidos por uma paixão por aquilo que acreditam e desejam a partir disso trilhar seu próprio caminho.

Uma das características mais interessantes da revolução digital que vivemos é a democratização do mundo empresarial. A internet, aliada a globalização tecnológica, é capaz de oferecer diversos recursos com baixo custo e isso dá oportunidade a todos que detém de uma boa ideia e um planejamento adequado para crescer.

Você tem o perfil de um empreendedor digital?

Ser empreendedor digital requer algumas características próprias. Uma ampla experiência com negócios físicos ajuda a trilhar o sucesso desviando de alguns percalços, mas no empreendedorismo digital é necessário mais que isso, já que estamos falando de um mundo tecnológico e globalizado que pode mudar de caminho em um piscar de olhos. Além disso, a cultura de boas idéias e acreditar nelas são constantes. Aliado a isso, existe o conhecimento cada vez mais específico que poderá render grandes oportunidades.

Separamos abaixo cinco dicas básicas para quem deseja ingressas no empreendedorismo digital.

Visionário

Ter uma ideia é o ponto de partida, mas ter uma ideia clara faz você acreditar que realmente possa dar certo. Uma visão clara do que a sua empresa irá fazer, como vai fazer e quais são seus objetivos, mantém seu foco se movendo no caminho certo.

Boa comunicação

Você pode ter a ideia mais genial possível, mas se não consegue explicar claramente para as pessoas, você nunca sairá do lugar. Provavelmente será necessário auxilio de outras pessoas para seu negócio andar e, além disso, em breve terão os primeiros clientes. Isso requer fortes habilidades de comunicação.

Motivação

O caminho para o sucesso pode ser um longo e difícil. Porém, para chegar onde você deseja, é necessário seguir em frente mesmo quando não está em um bom dia. Uma visão clara de suas metas sempre ajuda a se manter motivado. Onde há uma boa ideia, força de vontade e acreditamos no negócio, há motivação de sobra para seguir em frente.

Oportunista

A capacidade de encontrar boas oportunidades é um dos traços mais importantes para um empresário. Mas a única característica ainda mais marcante que essa é quando o empreendedor é capaz de criar suas próprias oportunidades. O que era inicialmente o núcleo de seu negócio poderá se tornar apenas uma filial de um conceito de negócio muito mais amplo e mais lucrativo.

Conhecimento

Ser empreendedor digital requer mais do que ser uma pessoa de negócios. É fundamental entender não só a tecnologia que está em desenvolvimento, mas uma visão geral de onde poderão surgir novas tendências e caminhos a seguir. É necessário que o empreendedor esteja preparado e tenha essa capacidade de explorar e descobrir novas áreas de possibilidade. Além de se manter informado, o conhecimento deve ser renovado com frequência.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×