Vale do Silício: 5 inspirações para o seu negócio

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Não importa do que se trata sua Startup, você pode ser um empresário melhor mirando alguns conceitos realizados no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), uma espécie de Meca digital, onde algumas das principais empresas de tecnologia do planeta estão reunidas.

1 – Respire inovação

As principais empresas de tecnologia buscam e criam inovações constantes. O fato de “pensar fora da caixa” é algo considerado essencial. Novas tendências são criadas e impactam diretamente o nosso comportamento.

É muito mais lucrativo criar do que copiar ou comprar uma ideia já pronta. Por isso, foco na inovação. É muito mais vantajoso criar o seu próprio mercado ou entrar nele logo no início, onde a concorrência é menor e haverá mais tempo para lucrar.

2 – Foco no resultado

Aquelas imagens que olhamos aqui do Brasil das empresas no Vale do Silício que são inspiradoras, sonhos de um profissional, com áreas de lazer, comida, bebida, doces à vontade a qualquer hora do dia, entre muitos outros, é bem verdade. Porém, isso não quer dizer que eles não trabalham ou deixem de produzir.

Engana-se quem pensa que essas empresas tem como premissa a diversão generalizada. Pelo contrário, é apenas um jeito informal de trabalhar, talvez sem horário rígidos ou trajes sociais, mas todos eles visando o melhor rendimento de seus colaboradores. Há pressão por resultados e ninguém está ali por lazer.

3 – Espírito jovem

O quadro de funcionários das empresas do Vale do Silício é, em sua maioria, na faixa entre 18 e 24 anos. Claro, isso não é necessariamente uma regra, mas dizem que a inovação é um trabalho indicado para cabeças desprovidas de paradigmas, rotinas, vícios.

Mesmo assim, é ideal que existam mentores mais experientes, mas com espírito jovem, para ajudar a colocar em prática os insights incubados nas referências e valores das pessoas com menor faixa etária.

4 – Confiar e ser confiável

Essa é uma das essenciais das empresas do Vale do Silício. Basta uma reunião na cafeteria para surgirem idéias e parcerias de negócios. Profissionais recém chegados não são olhados com desconfiança, pelo contrário, os profissionais são preparados para quebrarem essa barreira e criarem laços de confiança. A inovação prospera quando as pessoas sentem-se à vontade para contribuir com novas idéias e experiências.

5 – Escute seus colaboradores

Dê ouvido a todos. Não descarte qualquer ideia, principalmente sobre inovação, antes de ouvi-la. Além da possibilidade de surgir uma grande ideia, os colaboradores sentem-se felizes em colaborar. Esse espírito de fazer parte, de ter voz na empresa, é fundamental para seu rendimento e exercitar a criatividade.

Reuniões em grupo, a sós ou informais, cada profissional se identifica com uma maneira para se soltar, mas esses canais de comunicação fortalecem essa união e aproximam a identificação com a empresa.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×