Fashion Labs: dicas para construir uma marca de moda bem sucedida

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Antes de falar sobre Fashion Labs, você já ouviu algo sobre Fab Labs? Pois é, eles são laboratórios digitais que usam impressoras 3D, entre outros equipamentos, para transformar idéias em realidade (ou pelo menos tirar do papel). Essa ideia do “faça você mesmo” vem se popularizando no mundo nos últimos anos, inclusive no Brasil.

Os Fashion Labs funcionam baseados na mesma idéia dos Fab Labs, porém são focados em moda. São espaços com junções de laboratórios de pesquisa para designers inovadores e startups.

Se você busca construir uma marca de moda, nós temos algumas dicas.

Como construir uma marca de moda bem sucedida

Inserir uma nova marca no mercado não é uma tarefa fácil. Exige muita persistência, determinação, e claro, talento. Veja nossas dicas para obter sucesso nesse desafio:

1 – Tenha gosto pela moda

Parece obvio, mas o seu objetivo deve ser embasado inicialmente por uma aptidão, por uma preferência, por uma paixão pelo que se faz. Antes de pensar em lucro imediato, você deve realmente gostar de moda, gostar de criar tendências.

2 – Criatividade

O mercado está cheio de empresas que fazem o “óbvio”. Use sua criatividade por criar novas peças, algo interessante e que tenha a sua cara. Em alguns casos pequenas características já darão um tom do que você pretende atingir.

3 – Foque no seu público

Suas criações serão destinadas a quem? Público infantil, jovem, másculo, feminino, esportes? Após definir quais públicos você atenderá, procure levar em consideração os hábitos desse público que você pretende atingir. Tenha objetivos bem definidos, foque no seu público.

4 –  Saiba quem são seus concorrentes

Além de saber quem mais vende roupa para seu público, quais são as grandes marcas, etc… se esforce para entender os erros e acertos dessas marcas, quais materiais utilizam e como esse conhecimento sobre elas pode lhe ajudar.

5 – Apresentação da sua marca

Esse item é super importante para sua marca. Escolher um nome, pois ele deve passar a idéia do seu negócio, afinal ele lhe acompanhará para sempre (ou por boa parte do tempo). Após escolher um bom nome, pense em um logo interessante. A identidade do seu negócio poderá estar muito perto do público que você deseja atingir e ele será sempre associado a sua marca.

6 – Divulgação

Crie um site, uma fan page no Facebook e quantos canais ou rede sociais que você julgar necessário. Todos esses itens são essenciais e básicos para sua marca de tornar conhecida. Após eles, você pode pensar em novos passos como investir em conteúdo, adwords, impulsionar, entre muitos outros.

7 – Canal de vendas

É importante criar um canal de vendas dos seus produtos. Terá uma loja física? Apenas online? Como funcionará o frete? Para essas decisões avalie seu custo com produção, seu lucro e seu público.

Dica extra: Fashion Labs

Estar integrado em Fashion Labs faz sua empresa crescer e ainda contribui para que bons contatos sejam criados. A troca de informação e contribuição entre negócios é uma boa forma de iniciar uma startup de moda em busca de bons resultados.

Fernando Cunha ©

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