Os benefícios do contato com os pais na hora do banho dos bebes

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

banho-bebeReceita para relaxar depois de um dia agitado, o banho vai muito além disso para pais que tem filhos pequenos. Para muitos deles, um bom banho na criança pode ser uma ótima oportunidade de interação familiar, podendo também servir como reforço ao desenvolvimento multissensorial dos bebês.

Isso não significa que o banho tenha mais importância do que outra atividade do dia a dia do bebê, mas é esse o momento que, por oferecer mais proximidade entre os progenitores e sua descendência, propicia benefícios como um maior contato visual, a memória pelo cheiro, o toque, entre outros.

Além disso, há também o fato de muitos pais trabalharem e não poderem passar tanto tempo com seus filhos como gostariam, tornando o banho uma oportunidade única de manter a intimidade e ampliar a conexão entre eles.

Outra vantagem que é nessa hora que os bebês experimentam diversas sensações enquanto ficam limpos e relaxam, desenvolvendo seus sentidos e cognição.

Pesquisa

tumblr_inline_nkaffiRyya1rah3i5No começo de fevereiro, a Johnson & Johnson divulgou os resultados de uma pesquisa sobre o banho e seus benefícios além da higiene do corpo.

Desenvolvido com pais de diferentes países, entre eles Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Arábia Saudita, Índia, China e Filipinas; o estudo apontou as vantagens do momento rotineiro, como melhor desenvolvimento cognitivo, criação de memórias permanentes e aumento da atenção e percepção. E uma vantagem para o Brasil: pela pesquisa, são os pais daqui os que mais valorizam a hora do banho e que acreditam que ele reforça vínculos. Abaixo, confira mais alguns números revelados sobre o estudo:

– O Brasil apresenta a maior média de banhos dos bebês entre todos os países pesquisados, com 10 banhos por semana. Já a China tem o menor índice, com apenas quatro por semana.

 – Entre os pais envolvidos na pesquisa, os brasileiros são os que possuem maior chance de considerar o primeiro banho dos filhos um evento memorável (60%), em comparação com a média mundial (45%).

– 35% dos pais brasileiros dão mais de 14 banhos semanais em seus bebês.

 – Os pais brasileiros são os que têm maior probabilidade de recorrer ao banho como método para tentar acalmar seus filhos. O resultado do país é de 46%, contra 25% dos outros.

 – 26 minutos é a média de tempo de banho no Reino Unido, sendo o mais longo. No Brasil, esse período é de 21 minutos.

 – 58% dos pais brasileiros acreditam que dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets, frequentemente tiram sua atenção dos filhos.

 – A pesquisa revelou que para diversos pais o banho é um evento familiar, e 25% dos entrevistados concordaram que a tarefa de dar banho é uma responsabilidade conjunta dos pais.

Percentuais das regiões brasileiras

pais-e-filhos-juntosMesmo dentro do Brasil, os resultados variam de região para região. Conheça mais algumas particularidades identificadas pela pesquisa, que analisou 484 pais de diferentes regiões do Brasil:

 – 93% dos pais do Sudeste acreditam que o banho é uma ótima oportunidade para estimular os sentidos do bebê.

 – 58% dos pais do Sudeste, Norte e Nordeste dizem que o cheiro de seus bebês depois do banho é o melhor do mundo.

 – 63% dos pais de São Paulo dizem que raramente ou nunca usam dispositivos eletrônicos durante a atividade.

– 90% dos pais das regiões Norte e Nordeste concordam que os efeitos sensoriais do banho como o cheiro do bebê, por exemplo, persistem por bastante tempo.

 – 97% dos pais no Sul afirmam que dar banho é muito mais do que apenas deixar os filhos limpos.

Fernando Cunha ©

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×